quarta-feira, 12 de março de 2008

Incontornável?!



Na história da publicidade em Portugal muitas campanhas foram canceladas por motivos variados, a mais recente porque ofendia... os escuteiros.
Esperei algum tempo para ver o que acontecia a esta campanha, que para vender uns livrinhos, ofende as vítimas do Salazarismo. Até agora não aconteceu nada. O sacrosanto "mercado" encolhe-se com os protestos dos escuteiros mas acha bem dizer que Salazar não foi "bom nem mau"... e safa-se!
Claro que isto é feito, ou por gente que durante o fascismo ainda não tinha nascido e portanto não sabe (mas devia saber) do que está a falar, ou por outros, mais "antigos", que consideram hoje Salazar "incontornável" mas na época sempre o contornaram, ou não se metendo "na política", ou em muitos casos, colaborando e apoiando o regime de Salazar. 
Ao contrário desta corja, as vítimas do fascismo não contornaram Salazar. Para eles sim, Salazar foi "incontornável", por isso o enfrentaram de peito aberto, arrostando com as consequências. Eles não vivem nesse limbo de idiotia dos que consideram Salazar "nem bom, nem mau".
Mas toda esta gente, os que morreram e os muitos que ainda estão aí, são uma incomodidade nesta sociedade moderna. Dá mais jeito fazer de conta que são invisíveis, não é? Ainda se fossem escuteiros ofendidos!...
Ah, ou então se todos se chamassem Zenha, Soares ou Alegre, que segundo o pateta Santos Silva são os "únicos" a quem devemos a liberdade e a democracia.

8 comentários:

jrd disse...

As tentativas de branqueamento subtil ou escancarado continuam, mas por muito detergente que usem não conseguirão eliminar essa nódoa da nossa história.

AC disse...

O olhar dum socialista:
http://lugarparatodos.blogspot.com/

"Mas o que é isto?!
Está a haver, infelizmente, o hábito de alguns responsáveis políticos considerarem que aqueles que os contestam são comunistas ou próximos deles.
Em tempos anteriores ao 25 de Abril também tal acontecia por parte do chamado Estado Novo...
Infundia-se o medo dos que “ comiam meninos ao pequeno-almoço”!
Mas hoje, é lamentável e censurável que se usem os mesmos meios.
A arrogância e a vaidade vão sendo a regra nas condutas de alguns políticos.
Só o que eles pensam falam ou fazem está certo, a verdade e a justeza só neles existem...
O diálogo é substituído pelo que designam de determinação, mas que mais é autêntico autoritarismo.
O que é isto que se está a passar na nossa vida política e que tem provocado tanto descontentamento em vários sectores, e frustração e desilusão mesmo nalguns que acreditaram e votaram no Partido que sustenta o governo.
Impõe-se uma reflexão séria por parte dos que nos governam, havendo que fazer uma revisão profunda dos programas de acção e das condutas na prática.
O Ministro Augusto santos Silva ex-militante do Movimento da Esquerda Socialista ( o que parece já ter esquecido), que não apoiava Mário soares, salgado Zenha e Manuel Alegre, invocou agora, em Chaves, os seus nomes para responder a manifestantes discordantes da política do governo.
É frequente a animosidade revelada em relação aos que se manifestam contra certas medidas do governo, não havendo respeito e tolerância por posições antagónicas.
Aonde se irá parar?"
http://lugarparatodos.blogspot.com/

São disse...

A culpa destes dislates passa também , para minha grande vergonha, pela Esquerda.

~Gostei muito da entrevista de Jerónimo de Sousa à SIC, também.

Abreijos( para Maria do Amparo , em partilha).

Justine disse...

Até mete nojo, esta campanha e tudo o que lhe está implícito. Não é desconhecimento, é intencionalidade.
É preciso desmascarar, por isso óptimo, o teu post!

Ad astra disse...

foi tão má, tão má aquela prestação.
juro que achei que eram os "apanhados"

beijola

GR disse...

Quando fui à Marcha, fiquei atónita ao ver nas ruas tanta publicidade a Salazar. Uns dias depois já estava no Norte. Acontece sempre perto do 25 de Abril, o “levantar” de fantasmas. Um livro 1 €, nem para a lareira o quero.
O branqueamento está tão descarado que já colocam o ditador fascista, em cartazes.
Mais uma vez a Constituição da República está a ser desrespeitada.

GR

O Pinoka disse...

Samuel,
Na minha singela opinião Salazar é de facto uma figura incontornável, porque mesmo fazendo do pior que um ser pode fazer, não podemos apagar a história triste do nosso país durante quarenta anos. Desagradável e odioso é certo, mas marcante. E quem vende o artigo não deve tomar partido.
Um abraço

Anónimo disse...

Não devia comentar este teu post, pois só o nome e fundamentalmente a expressão me causam náuseas e vêem à memória coisas que pretendo esquecer sem o conseguir.

Só deixo uma palavra para o definir – ASSASSINO

Abraço

PS (salvo seja)
2 de Maio 19/20 H/Barreiro