sábado, 26 de abril de 2008

Ainda as "Vozes de Abril"



Na noite de 24, cantei para velhos mineiros de S. Pedro da cova e seus descendentes. As marcas das velhas minas de carvão continuam visíveis na paisagem degradada, nas memórias e património de "arqueologia industrial" que agora se quer preservar, em muitos pulmões destruídos pela silicose, mas sobretudo nas histórias de vida e de lutas operárias que ainda fazem se S. Pedro da Cova uma freguesia de maioria CDU cravada no meio do "califado" de Valentim Loureiro.
No dia 25 segui para Lousada, uma terra que não falha uma comemoração do 25 de Abril, com ranchos populares e bandas, durante a tarde e um Auditório Municipal cheio de gente interessada e participante, na sessão da noite, em que (mais uma vez) cantei, muito bem "acompanhado" pela leitura de poesia feita pelo Fanha e o Zé Letria.
No meio disto tudo, sobram muitas horas de viagens, dois dias sem televisão, sem comemorações engravatadas e oficiais.
Os dois posts anteriores a este, no Cantigueiro, só foram publicados porque consegui "treinar" o computador para os fazer aparecer, apenas no dia e hora pretendida.
Fui entretanto muito visitado e comentado pela "família" habitual e alguns novos, que aproveito para cumprimentar. A todos agradeço as palavras simpáticas, sobretudo as que se referem ao espectáculo "Vozes de Abril".
Claro que não vi o espectáculo na televisão. Tenho prometida uma gravação em DVD, que espero ver um dia destes...
Entre a impressão que me ficou das horas passadas nos bastidores do Coliseu e os comentários que começo a ouvir de quem viu, o que me ocorre para já dizer, apanhando boleia de um texto do Vítor Dias e adaptando uma célebre frase do escritor Mark Twain (se não me engano), é que 
"As notícias sobre a morte da música de intervenção, foram bastante exageradas!"

17 comentários:

Sal disse...

Olá Samuel.
Gostei muito de te ver ontem na televisão.
(Por acaso também gravei em DVD.)

Foi muito bom, o espectáculo. Tirando um ou outro pormenor.

É preciso Cantar... Mais que nunca é preciso cantar...

bjs

Anónimo disse...

Samuel
Ontem vi o espectáculo, e olhando as circunstâncias que nos rodeiam,penso que foi positiva a postura da RTP sobre o mesmo, conciderando que era um espectáculo unitário e comemorativo do 25 de Abril.
Momentos houve em que me emocionei ao ver a Maria cantando com a Lúcia, podes tirar o lenço porque tambem achei a tua intervenção, merecedora de uns brávoooos, até aquelas intervenções decladas com críticas bem mordazes, foram excelentes, penso até que haveria ali algumas pessoas a quem a carpúça servia que nem uma luva(mas. isso é outra história).
Volto a insistir ;por todas as razões, são necessários mais espectáculos, sem esta dimensão tão grande, para que possam ser possíveis!
Temos artistas temos público, vamos nessa!
Grande abraço
Manangão

Maria disse...

É claro que a música de intervenção está viva.
E estou certa que continuará na geração mais nova, que já anda a cantar adriano e Zeca...
Foi pena terem cortado a última cantiga do Patxi, e terem censurado a dedicatória do Carranca "a todos os professores do meu País" antes de cantar a Trova do vento que passa...
Valeu a pena ter estado no Coliseu até quase às 4 da manhã, valeu a pena ter visto ontem...

Abreijos

lino disse...

Excelente espectáculo.
Um abraço.

Crixus disse...

Foi muito bom ver cantores e declamadores que não se veem com grande frequencia como a Luisa Basto, o Francisco Fanhais, o Samuel, o Fanha, o Jose Barata Moura, e muitos outros. Quanto a essa de a musica de intervenção estar morta não passa de um desejo daqueles que já nos tiraram tanto, mas não nos tiram as cantigas.

Justine disse...

Enquanto gente como tu, e outros, muitos, como tu, andarem por aí por este país que querem pequenino mas que a gente não deixa ser, claro que a música de intervenção vai permanecer viva, por mais que a queiram calar. E depois? Depois germinarão as sementes, que já se vêem a florir aqui e ali, com jovens a cantar Zeca e Adriano e mais, sempre mais.
Obrigada e um beijo grande de Abril

Anónimo disse...

parabéns pela tua intervenção. foi um excelente espectáculo apesar de por lá terem aparecido algumas aves que têm muitas culpas na ssituação a que chegámos. pelo comentário acima da maria tivemos mais uma prova de que a censura existe. Foi censura da grossa terem cortado a dedicatória aos professores. mas a luta continua por muito que custe aos inimigos do nosso Povo.

Pedro Penilo disse...

Caro Samuel

Ontem descansei os p�s da manifesta�o a ver o maravilhoso espect�culo no Coliseu. Que saudades desse Coliseu... Parab�ns!

Ferroadas disse...

Claro que ao "vivo" é outra "música", mesmo assim, parabéns a todos e a ti Samuel estiveste ao teu nível.

Abraço

Anónimo disse...

Foi fantástico. Fica para recuerdo a prestação da Maria e da Lucia:

http://www.youtube.com/watch?v=ibdteMXbaqM

abraço

jrd disse...

Porque, mais uma vez, não consegui bilhetes, fui de novo vítima da censura. Ontem como hoje.

Parabéns! O espectáculo foi memorável.

Susete Evaristo disse...

Morte da música de intervenção? Mas se nunca depois do 25 de Abril de 1974 foi tão necessária como nos dias que correm.
Uma abraço.

GR disse...

Sei que fomos levados (como sempre). Mas desta vez adorei ver TV, há anos que não via um espectáculo tão bom.
Comoveu-me ver a Maria do Amparo com a filha, Lúcia Moniz. A Maria do Amparo mantém uma lindíssima voz e a mesma beleza de há uns anos atrás, o seu sorriso tão juvenil e feliz. Foi um momento, lindíssimo.
Samuel, já comentei a tua presença mas estiveste, Magnífico. Acredita, enviaram-me SMS : «põe no 1º, o Samuel está a cantar» ou «não acreditas, na rtp está o Samuel» , todos continuam a gostar de ouvir o Samuel.
Para além de muitos outros cantores e momentos, foi um espectáculo memorável.
A música de intervenção foi, é e será sempre, uma necessidade política e cultural, cheia de beleza e força!

GR

Manuel Veiga disse...

gosto de te saber "a passear" por S.Pedro da Cova...

venham mais cinco! virão?

abraços

Pata Negra disse...

Por demais que novos ventos se alevantem, Abril traz sempre voz!
Um abraço de Maio cantiga e Abril canção

Ad astra disse...

E como gostei de te ver e ouvir

"...galiza ficas sem homens..." pos-me com uma lagrimita no canto do olkho e levou me aos 1ºs anos da minha adolescencia, pois sempre gostei daquela musica

ah e a tua viola é linda

fj disse...

Parabéns!!!
ja tinha dado na outra vez, pena foi que não tivesse tido oportunidade de rever-te agora nesse espectaculo gravado, na tV.
Os feriados tb não são para todos e TV n'essa hora, nem pensar.
Um Abraço