sábado, 19 de abril de 2008

É o que fazem as pressas!...



Numa entrada-por-saída num café para beber o dito, pousei a correr os olhos num jornal já amarrotadote, que me informava do anúncio oficial da ampliação da "Estação do Oriente", que irá ser feita pelo arquitecto Calatrava, o autor da versão inicial da coisa. Parece que foi cerimónia séria, com José Sócrates e tudo
Fiquei ainda a saber que vou ser "convidado" a participar na despesa da ampliação, que será para lá de (ainda mais!?) 80 milhões de euros.
Vim para casa algo apreensivo. O suficiente para me pôr a pesquisar na "net" pormenores sobre o plano. 
Assim, o projecto tem de ser entregue a Calatrava, por se tratar de uma obra assinada, que só ele pode alterar. De acordo! As obras de ampliação destinam-se a adaptar a estação para acolher a "alta velocidade", vulgo TGV, e aumentar o conforto dos passageiros. Novamente de acordo (tirando o TGV)!
Fiquei muito mais descansado. Confesso que estava preocupado, não pela minhoquice do dinheiro, que eu sou um mãos-largas, mas durante umas horas pensei que "aquilo" ia ser ampliado para as pessoas poderem usufruir de ainda mais sol, mais vento e mais chuva na cara!
É o que fazem as pressas!...


Para quem não faz ideia do que é um TGV, aqui fica a fotografia.

14 comentários:

Pata Negra disse...

Isto é o que se chama brincar aos comboios! Pelos campos e pelos bairros a pobreza, na boca dos políticos a abastança de obras e mais obras que nos vão dar um futuro risonho que nunca chega, apenas a falência. Viram-se para um lado e dizem que não há dinheiro para nada, viram-se para o outro a anunciam obras de milhões.
Vá lá a gente perceber o povo magro que os engorda!
Um abraço da estação do Ocidente

Anónimo disse...

Isto parece aqueles tipos que pavimentam uma rua, fica novinha a estrear, para depois passados uns dias (poucos) vêm outros tipos fazem-lhe um buraco para passar o telefone, depois mais uns dias mais buraco para passar o esgoto que entretanto se tinham esquecido. Resta dizer que a dita rua, novinha em folha, passou em poucos dias a estaleiro. É as chamadas obras à portuguesa.

Abraço

Maria disse...

O teu TGV é lindo....
... já a estação do oriente....
Enfim, se a diferença de preço Lisboa/Porto entre AP e IC é quase 10 euros (e poupam-se 20 minutos), que fará com o TGV...

Abreijo em tarde de vento
(e ténis, aqui ao pé) :)

O Pinoka disse...

Será que as obras que o Sócrates assinou, também só podem ser alteradas por ele?
Olha se alguém se lembra de mudanças. O homem sabe lá como aquilo foi feito!
Um abraço

Susete Evaristo disse...

És um mãos largas mesmo ó cantigueiro, mas tá bem sempre são 20 minutos a menos pra chegar ao Porto, por 80 milhões até é barato.
Já agora a acreditar nas notícias depois do TGV, Santa Apolónia passará à reforma ou a Condomínios de luxo?

Sal disse...

Este país está a ser saqueado. São uns autênticos ladrões, a fugir com o nosso dinheiro.

Só nos resta esclarecer, uma a uma, todas as pessoas que encontramos pelo caminho. Custa um bocadinho, mas só assim se ganha mais gente para a luta.

Quanto ao TGV... Quando Portugal tiver os mesmos níveis economicos, sociais e culturais que a França (país que criou o TGV), então aí será merecedor de uma linha de TGV. Porque, por enquanto, parece-me que este serviço, construído com dinheiro público, só vai beneficiar uma meia dúzia de empresários.
Volto ao início: são uns ladrões.

beijinhos

Anónimo disse...

É espantoso como num país em que os governos (directamente ou por interposta empresa) encerram linhas, reduzem serviços, encerram estações, encerram bilheteiras, criam horários e tarifas insultuosas - tudo, bem entendido, na esfera ferroviária -, invocando quase sempre o (falso, pois claro) argumento da sustentabilidade económica, haja tanta pressa em avançar com um TGV e tão fervilhante actividade a destruir, reconstruir e ampliar edifícios, independentemente da real necessidade destas obras.
Algo me diz (e isto não faz de mim especialmente esperto) que os empregozitos que os nossos ministros recebem como reforma em mega-empresas da construção são de qualidade proporcional aos milhões que nos são tirados para estas brincadeiras.

Sal disse...

Não sabia que o Mide também aqui andava...
E assino em baixo. Futuro "emprego" do Socrates: Gestor dos "Escritórios de Arquitectura Calatrava"... O gaijo até é engenhocas...

beijinhos

Anónimo disse...

É disto que o meu povo gosta!
Viver miserávelmente, mas fazer vista de rico!
Eu digo, que o povo gosta, porque o povo vota neles, mas como á mar e mar, tambem á ir e voltar,ESPEREMOS!
José Manangão

Laurentina disse...

Isto só lá vai á bomba...ninguém acredita em mim, PACIÊNCIA!!!
Quando decidirem já é tarde de mais.

mais beijos e mais abraços

Anónimo disse...

E a parte Leste do concelho de Estarreja que vai ficar retalhada com a-29, A-1, Gaseoduto da LUSITÃNIAGÁS, Cabos de alta Tensão e o tal Trem de Grande velocidade que quando estiver esta vai ter que parar em Aveiro, ou melhor, Albergaria-a-Velha, e quando começar a atingir de novo parará em Coimbra e ainda numaoutra estação não se sabe bem onde. E os combóios Rápidos da Linha do norte continuam a andar atrasados devidos às caríssimas obras da REFER. Porque segundo as informações das colunas de som dos combóios da CP a culpa não é desta mas da REFERque faz as obras. E assim continua a roubalheira nacional a favor das máfias da construção!...

Justine disse...

Obrigada pela foto do TGV, que não tinha ideia do que fosse...
É assim uma espécie de primo do Vele do Vouga, que eu via passar, ao fundo do quintal há 120 anos atrás, deitando fumo não poluente para o ar! Lindo :))

Nuno Góis disse...

Mais um belo post.
Será que esta gente não morre de rídiculo e falta de vergonha na cara?
Se não, porque não tentar o suícidio. Já soube de tanta gente suicidar-se por tão menos...

Anónimo disse...

Bem metido... Gostei também da foto do TGV
Um Abraço