sábado, 26 de julho de 2008

Barack Obama



Barack Hussein Obama, em visita a Berlim, entre outras coisas falou da grande importância de "impedir novos muros". É uma bonita frase!...
Pena que não se tenha lembrado de a dizer quando esteve recentemente em Israel, prometendo uma "Jerusalém indivisível" e dando o seu apoio "inequívoco" ao criminoso governo israelita e ao seu (alegadamente) corrupto primeiro-ministro. É que este crime contra a humanidade, em forma de muro, com que Israel decidiu tornar a vida ainda mais impossível aos palestinianos vê-se tão bem!... Como raio é que lhe foi "escapar"?

Devo estar mesmo a ir para velho e a perder completamente a paciência. A verdade é que o homem ainda nem é presidente e eu já lhe acho muito menos graça, que me desculpem as resmas de portugueses que estão apaixonados por ele.
Não é que eu esteja interessado... mas haverá alguma medicação para esta minha maleita?

Adenda:  É evidente que se eu fosse "estadunidense", teria preferido Obama a Hillary Clinton e que em dia de eleições, não teria a menor dúvida (que remédio!...) em votar neste candidato do Partido Democrata, mas lá está... não sou. Logo, sou livre de "valorizar" como bem entendo os suaves desvios de rota no sentido dos discursos de Barack Obama, que quanto mais se aproxima o dia dos votos, mais se afasta do "poético" início de campanha, para se aproximar do pragmatismo que se calhar é necessário para ganhar eleições nos EUA, sem arriscar ser assassinado na semana seguinte à tomada de posse (longe vá o agouro!).

12 comentários:

Anónimo disse...

Também eu estou a ir para velho porque também não achei graça nenhuma a algumas das frases de Obama que estão no meu blogue.

É o desvio do discurso mais para a direita para o espaço de McCain.

Maria disse...

É como dizes, mudou de discurso...
... o que me leva a deduzir que são tão pequeninas as diferenças que... serão farinha do mesmo saco (embora de moagens diferentes)...

Abreijos

Fernando Samuel disse...

Déjá vu, este Obama, agora em Paris...

João Carlos disse...

Devagarinho, devagarinho, como é próprio destes políticos comprados, o balde muda mas vamos a ver as moscas são sempre as mesmas.
Este está a gastar os restos dos milhões que lhe pagaram. E veio dar uma voltinha para mostrar aos americanos que o domínio vai ser fácil e possível. É só dizer uma coisa aqui e outra ali. Mesmo que não diga nada.

linhadovouga disse...

É verdade que o discurso virou à direita. Será mais um igual a (quase) todos os outros presidentes democratas. Mais um Clinton, p. ex.
Quanto à "paixão" pelo homem:
1. A paixão dos tendentes para a esquerda fica-se pela côr da pele, onde efectivamente há novidade garantida (em princípio). É um nível de leitura muito superficial, o mesmo que os leva seguir a Santa Ingrid a todos os santuários e apoiar todos os (defraudados) boicotes à China a favor (supostamente) do Tibete.
2. A gente de direita está contente porque sabe que, no essencial, a política do Obama não ficará muito longe da do Bush, ainda que praticada por uma figura mito menos execrável. Veja-se o fascistóide do Sarkozy que também já se diz obâmano.

Um abraço

ferroadas disse...

Este Obama com a sua mudança de discurso, está a copiar algo que já estamos habituados por cá, por isso as mudanças na política ianque vão ser nulas. Como dizes e muito bem se o tipo não se põe a pau limpam-lhe o sebo, por isso antes prevenir que remediar. Mas também digo, antes o Obama que o outro.

Abraço

Anónimo disse...

O homem ainda não disse nada que me levasse a concluir, que algo vai mudar para melhor, em relação á politica internaciomal dos EU:-antes pelo conrário, só o ouvi confirmar tudoque já existe há muito!
Branco , preto rosa ou laranja; vermelho é que ele não é, nem nunca será!

João Carlos disse...

o outro também disse que era um berliner e vejam o avanço do capitalismo na Europa desde o fim da II Guerra. Sempre guiado pelos capitalistas americanos defensores da democracia e da liberdade. E na terra deles? Pena de morte, racismo, exploração descarada, direitos reprimidos e o tal muro na fronteira com o México? Será também para deitar abaixo ou só para ir deixando passar alguns na medida das necessidades dos patrões americanos?

Anónimo disse...

Sinceramente, por defeito meu, certamente, não acredito na capacidade de mudança real de Barak Hussein Obama. Por isso nunca foi fervoroso apoiante de Obama, aos meus olhos um produto da política americana, e com tal... De qualquer forma, será melhor que Bush... Boa semana com tudo de bom.

Sal disse...

Não gosto deste Obama.
Acho que ainda vamos ter muitas e más razões para falar sobre ele no futuro...
bjs

Anónimo disse...

Com mais ou menos sal a política norte-americana vai ser a mesma. até quando os trabalhadores desse país deixarem.

Orlando Gonçalves disse...

Eu penso que a tempestade vai parir um rato. Mas espero sinceramnete de me enganar.