sábado, 12 de julho de 2008

Nervos de aço



Para quem não conhece, Vital Moreira é um senhor de Coimbra de que eu, de vez em quando (mas mesmo muito de vez em quando) falo aqui, quase sempre para comentar alguma coisa que tenha escrito no seu blog, comentários esses que faço invariavelmente com as mais nobres intenções. 
Vital é o que se pode chamar o "Abrilhantador Oficial da Corte".
Vital é um sábio que adora dizer coisas. Desta vez, analisando a crise que assola toda a Europa, com o crescimento em níveis medíocres, os mercados financeiros de pantanas por culpa, entre outros, dos trafulhas americanos que para fazer uns dólares rápidos, atiraram para as ruas da amargura milhares de famílias, à força de créditos à habitação de contornos absolutamente criminosos, a subida imparável do preço do petróleo, provocada pela instabilidade no Médio Oriente, que os poucos que ganham com isso se vão encarregando de atear ainda mais, políticas erradas em catadupa, etc, etc... resolveu partilhar connosco a sua catedrática convicção de que só se safarão neste contexto os raros dirigentes políticos que tiverem "nervos de aço" como... (adivinharam!) José Sócrates!
Fica-se com a impressão de que Sócrates é assim uma espécie de governante metalizado. Ele por um lado é "o menino de ouro", por outro, tem "nervos de aço", de uma forma geral é dono de uma "lata" de dimensões bíblicas...
Chamem-me pessimista, se quiserem, mas eu cá não sei não!... Com os oceanos de água que este governo mete constantemente, não auguro nada de bom para o aço dos nervos do homem.
A menos que tenham a intenção de o cromar... 
Ei!!! Ó mentes tortuosas! Eu disse "cromar"! (mas que coisa!...)

14 comentários:

Anónimo disse...

Não vertia uma lágrima se lhe fizessem a outra coisa...
O homem está como a tua foto, está a enferrujar.

Maria disse...

Embora esteja de olhos trocados eu li bem, cromar... já agora cromavam-se os dois e mais outros para garantia da espécia, com um e...

Abreijos

Maria disse...

espécie e não espécia... eu bem disse que estava com os olhos trocados...

Anónimo disse...

Se fosse cremar, talvez fosse com a intenção de o transformar em creme (mas devia ser um bocado nauseabundo...)
Rui Silva

Anónimo disse...

Que liga! Ouro, aço, lata e cromo! Como já se sabia não é bem um homem, é um "robot" ao serviço de quem se sabe. Quanto ao "outro", ao senhor Vital, apetece lembrar a que voos se queria (ou o queriam) lançar lá para os idos finais dos anos 80. Tínhamos ficado bem entregues, tínhamos...
Ele há coisas!

Anónimo disse...

O Senhor vital tem cá uma lata!...

Anónimo disse...

O Vital queria ser um SG GIGANTE mas não passa dum mata-ratos.

Justine disse...

Já me fazia falta o teu humor certeiro e corrosivo - até do aço!!
E por aqui me fico, satisfeita por tão bem saberes dizer as palavras que eu gostaria de ter dito, e com um sorriso nos lábios:))
Abraço de Bom fim de semana

Anónimo disse...

A maior dificuldade são as botas!
É que;já não se fabricam botas de botõeszinhos, por tal facto já não poderá ser um verdadeiro cromo!
Estou a fazer confusão, entre o cromo e o cromar, ou será cremar?
Desculpem mas vou ficar por aquí, está tudo muito confuso, e ainda acabam por me chamar radical.

Anónimo disse...

É por nossa causa,[socialismo científico]que o Prof.tem que se afadigar em despistar as atenções dos que ainda têm pachorra para lhe aturar as linhas tortas para a direita com que se cose e optem por apoiar a coerencia dos que como escreve Cunhal:"a maior alegria do militante comunista resulta do êxito alcançado,não para benefício próprio mas para benefício do povo".É que o pessoal começa a interrogar-se sobre o que move($$$?) tão iluminadas figuras.Só de me lembrar que em julho 74 me deu um curso rápido de marxismo-leninismo até me dá vontade de lhe atirar 1 giga bytes ao focinho...oh desculpem, ao blog!

João Carlos disse...

será que ele já percebeu que entre o Pinóquio transformado em Robin e a alternativa ( a estátua de pedra do PSD) e sabendo como os portugueses têm muita dificuldade em votar na verdadeira esquerda apesar de todas as evidências, não estará ele a tentar um lugar no próximo governo da segunda era do aldrabão do Largo do Rato (esta parte do rato vem mesmo a combinar com o personagem, né?)

L e n a disse...

Ele é admiravel, o barco esta se a afundar e ele fica assim...

um beijo

Fernando Samuel disse...

Menino de ouro com nervos de aço, feito de lata, logo, a caminho do enfurrajamento total...
Abraço.

ferroadas disse...

Já só falta "meterem-no" no meseu da Madame Tussaud.

Mas a mesma tinha de ter cuidado com o personagem, não vá dereter-se nas entranhas.

Abraço encerado