quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Isto também não estava no programa



Antes de mais, convém que eu esclareça o que penso sobre os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, ou género, ou lá como se diz. Penso que não tenho nada que ver com isso! Aliás, nem estou a ver quem tenha, a não serem os próprios os próprias.
Mais ainda, acho que pelo caminho que as coisas levam, com o declínio que se regista no número de casamentos e a ascensão dos divórcios, os defensores do primeiro, principalmente a Igreja, que até faz disso um belo negócio, como é sacramental, deviam acarinhar e apoiar todos os gays e lésbicas que querem casar, pois não tarda nada serão mesmo os únicos a querer fazê-lo.
Toda esta introdução é para dizer que achei "fofo" o Primeiro Ministro adoptar também a teoria de que o que não está no programa eleitoral do PS, não é para discutir. 
Espero que se por cá acontecer (longe vá o agoiro!) algum desastre natural, alguém o tenha "previsto" e colocado no bendito do programa eleitoral...
Como não me ocorre agora nenhum termo educado para classificar este tipo de argumento de José Sócrates... não comento!

De qualquer maneira, este post não era para falar disto, mas sim de uma notícia que recebi do Fisco, na minha qualidade de autor/intérprete, portanto, trabalhador independente, dos que estão eternamente a recibos verdes. Veio na forma clássica do "Tem uma boa notícia e uma má. Qual quer ouvir primeiro?"
Vá lá... primeiro a boa.
"A sua situação fiscal está perfeitamente em ordem."
(De seis em seis meses, temos que pedir e pagar, evidentemente, um papel nas Finanças, que diga se a situação fiscal está assim ou assado, pois há Câmaras que só pagam mediante a apresentação desse papel. Se estiver tudo bem pagam todo o cachet. Se não estiver, confiscam 25% do cachet, para mandar para as Finanças)
Fiquei satisfeito. Então agora a outra...
"A partir de 2009, vai ter que passar a fazer pagamentos por conta em Julho, Setembro e Dezembro."
Pagamentos por conta?! Mas eu não tenho um emprego... posso não ter nenhum contrato...
"Pois... sobre isso não sei de nada. Tem mesmo que pagar! Talvez depois seja reembolsado..."

Como já há muito tempo que uso o cabelo completamente rapado, pedi a este jovem amigo para "ficar com os cabelos em pé" por mim.
Acho que fez um belo trabalho!

14 comentários:

Anónimo disse...

É por isso que lhe chamas "fofo"?

Eu apetecia-me juntar mais alguns, mas não, haja decência, ao menos por aqui...

Maria disse...

Como consegues fazer humor desta maneira?
Ainda me estou a rir, mas de um caso que é muito sério... os famosos "pagamentos por conta"...
De qualquer modo, só para ver este puto vale a pena teres rapado o cabelo...

Abreijos

amigona avó e a neta princesa disse...

Nem mais! Acho que escolheste muito bem! O rapaz tem futuro!Beijos à vóvó e para ti
abreijos

Carminda Pinho disse...

Então! E os tais pagamentos por conta, vinham no programa eleitoral de sua excelência?
Tou farta desse gajo...fogo!!!

Beijos

Anónimo disse...

"Penso que não tenho nada que ver com isso!"

como não? então não nos diz respeito a liberdade das pessoas com quem vivemos em sociedade?

samuel disse...

Caro Mescalero

Entendeu-me mal...
Não posso estar mais de acordo com a defesa da "liberdade das pessoas com quem vivemos em sociedade", para usar as suas palavras. Sou, obviamente, a favor do fim da hipocrisia e sobretudo da discriminação totalmente inaceitável de que são vítimas muitos dos nossos amigos e amigas.
O que quero dizer com o "Penso que não tenho nada que ver com isso!" é exactamente que já não suporto mais os discursos moralistas e beatos de tanta gente que passando a vida a vomitar sentenças sobre o que este e aquela devem fazer das suas vidas, não poucas vezes se revela completamente depravada, ou em tantos casos conhecidos, fazendo o maior ruído possível, unicamente para disfarçar o facto não assumido de pertencerem exactamente às comunidades que tanto atacam publicamente.
Com essa gente, não quero nada! Fiz-me entender, amigo?
Venha pois a hora dos belos e provavelmente bem felizes casamentos desses amigos e amigas!

Abraço

Lúcia disse...

Com que então achaste "fofo"?! Lá isso foi: tipo criancinha apanhada com as calças na mão a dizer que este exercício não veio no TPC...Fofinho, fofinho, lá isso...
Se não me engano, os pagamentos por conta vieram da cabecinha fofa da Manelinha. Até os taxistas buzinaram muito, na letura. Pega na viola e vai pras fincaças desafinar muuiittto (se souberes desafinar). Pode ser que ela prometa, em campanha, acabar com eles...
Beijos

Justine disse...

...e o teu jovem amigo mostra claramente o estado emocional em que ficaste, com toda a razão deste mundo e mais uma! Gatunos!!,como dizia o meu pai.

Ana Camarra disse...

Samuel

1º O Casamento de homosexuais, estou como tu, mas parece que essa é a questão de fundo deste país, está tudo em ordem, tudo a funcionar, resta-nos este brutal problema, poode o Zé casar com o Zé? E Maria com a Bernardete?

2º O Fisco, é uma fonte inesgotavél de posts, resmungos, dúvidas sobre nós próprios, sobre a nossa capacidade mental.
O Fisco é um aniumal que fabrica as suas regras, numa lógica própria, em nome do sacar.
Eu paguei durante 10 anos IMI de uma casa que já não era minha há 18anos.
Se não pagasse retinham qualquer rembolso ou outro beneficio, corri o risco de pagar mais valias sobre a venda de uma coisa que não vendi.
Por fim provei que a casa não era minha, devolveram-me o dinheiro.....sem juros.
Os pagamentos por conta são aplicados aos trabalhadores individuais e pequenos empresários, foi o Tributo de Manuela Ferreira Leite enquanto ministra das Finanças.
A lógica é a mesma que se aplica ao trabalhadores por conta de outrem, primeiro descontas, depois mostras as despesas, no fim passado um ano logo se vê se descontaram a mais, depois rembolsam....

beijos

Fernando Samuel disse...

São gatunos, sim senhor. Essa coisa dos pagamentos por conta é um adiantamento que fazemos às Finanças relacionado com o que supostamente iremos ganhar no ano que vem - e diz-me a minha experiência que quanto a retorno... nicles.
Daí que a resposta dos cabelos do teu jovem amigo, seja mais do que apropriada...

Um abraço.

Júlia Coutinho disse...

Amigos,
Ainda acerca dos paineis convido-vos a lerem no meu blog uma carta do Pitum Keil do Amaral que acabo de receber.
Abraço

Anónimo disse...

Realmente o puto fez um bom trabalho!
Agora vamos quanto é que as finanças lhe vão cobrar!
Abraço

Sal disse...

É melhor esconderes o puto.
Ainda tens de pagar 1€ "por conta", por cada cabelo em pé que ele erguer...
Com este governo nunca se sabe...
Já agora, aproveito para enfatizar que nós, músicos, estamos desgraçados com o fisco. Os contratos são poucos. Mas as exigências fiscais são muitas...
Qualquer dia emigro.
bjs

Anónimo disse...

caro samuel,

então estamos completamente de acordo. é necessário que esta ideia de liberdade assente fundo nas mentalidades para que aconteça finalmente a mudança

abraço