segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O nosso Grande Acelerador



Como também eu, usando as palavras de Jerónimo de Sousa, tive “mais que fazer”, não ouvi na íntegra o discurso que Sua Excelência o Presidente do Conselho cometeu em Guimarães. Pelos excertos que vejo respigados na net e nos telejornais, disse as baboseiras do costume, expressamente destinadas a provocar reacções do tipo da do pateta da Madeira e provocar toda a oposição. Resumindo, no essencial, o “Governo vai manter o rumo traçado”.
Os grandes empresários, os bancos e os grandes grupos económicos em geral, estão felizes! Vão poder continuar a espoliar os portugueses à sua vontade.

Outra notícia do fim de semana é o da avaria do Grande Acelerador de Hadrões, maquineta gigantesca, constituída por mais de vinte quilómetros de uma espécie de tubo, enterrado num túnel em forma de círculo, no subsolo da Suíça, que emprega centenas de cientistas vai para mais de vinte anos e já custou cerca de oito mil milhões de euros.
Se tudo correr bem com a geringonça, um dia destes há-de acelerar feixes de partículas ínfimas (todas aparentadas aos protões) dentro do tubo, em sentido contrário e debaixo de uma temperatura ainda mais fria do que a reacção do Ayatollah a um concerto da Madona. O disparate da aceleração será tal, que quando as benditas partículas se encontrarem no seu percurso e chocarem umas com as outras, para além da tremenda dor de cabeça com que ficarão, vão simular (espera-se que em ambiente controlado) os primeiros centésimos de segundo do famoso “Big Bang”, que segundo a Ciência, terá dado origem ao Universo.
Os mais assustadiços, temem que esta experiência do “Big Bang”, a correr mal, tenha consequências catastróficas difíceis de imaginar...

Sei que não é grande ajuda, mas se alguns dos cientistas estiverem sem nada para fazer enquanto durar esta arreliadora avaria do seu tão tecnológico zingarelho, podem sempre entreter-se a estudar o nosso “Grande Acelerador de Ladrões”, que como se pode ver todos os dias nos preços dos combustíveis, nos juros da banca, nos prémios dos seguros, nas privatizações cegas de tudo o que cheira a lucro, etc, etc, etc... está no poder há vários anos e a funcionar na perfeição.

20 comentários:

Anónimo disse...

Samuel, ouve o que te digo. Toma nota, por favor, pelo menos na memória. Aquele acelerador de partículas não fará nada de jeito. Ali não será gerado um único bosão Higgs, vais ver. Ou vais saber. Para tal seria necessário não apenas conseguir a temperatura próxima à da formação do Universo, mas as próprias condições em que se deu o Big-Bang. O espaço em expansão seria essencial. Sei que o espaço continua em expansão, mas não é dentro de cada galáxia e muito menos num cantinho de um cantão da Suíça.
Isto digo eu que não sou cientista, nem nada que se pareça. Mas, como foram cientistas que aventaram a hipótese dos "worm holes" e outros disparates, não me admiro que inventem aceleradores de partículas. Há que manter a indústria a funcionar.

Anónimo disse...

~O melhor seria fazer um combóio com rodas quadradas.

Fernando Samuel disse...

Não é grande ajuda, dizes tu... na minha opinião é, mais do que uma ajuda, uma verdadeira solução...

Abraço.

Anónimo disse...

É amigo, enquanto se gasta oito milhões de euros para explicar a origem do universo, a ONU anunciou na semana passada que mais de 75 milhões de seres humanos entraram na pobreza extrema somente em 2007. Oito milhões de euros poderia alimentar quantas pessoas mesmo? Uma pena que se gaste tanto dinheiro para descobrir a origem do universo, enquanto mais de um quarto da humanidade ainda vive na infindável e absurda luta contra a fome.

Justine disse...

Sempre pertinente, sempre sarcástica, sempre delirante, a tua prosa.
Com este começo, a semana promete:))

GR disse...

Aqui está a melhor explicação sobre este Elefante Branco?!!!
Porque razão não se faz uma petição, para o envio dos nossos governantes para dentro da maquineta, quando esta começar a acelerar, eles sentirem a mesma dor de cabeça, o mesmo mal-estar que o povo português sente a cada fim do mês!

Magnífico post, parabéns!

GR

Ana Camarra disse...

Samuel

Estuda-los e de preferencia longe daqui, isso é que era de valor!

beijos

Anónimo disse...

Companheiro
Não custa nada brincar com o dinheiro dos outros!
Estava agor a ouver no noticiário o estádio Municipal de coimbra constrido para o Euro 2004, e com uma lotação cerca de 35mil lugares, estavam a assistir, ao encontro Académica-V. de Setúbal 3mil pessoas um outro em Faro está ás moscas, no entanto o que era importante ..é como sabemos.
Abraço

duarte disse...

aí esta uma bela ideia, po-los a andar num circuito fechado, auma velocidade próxima da luz,em rota de colisão!!
acho que obtinha-mos mais anti matéria do que matéria!!!
quanto ao LHC... que dizer... tanto dinheirinho/ão na busca de uma partícula, quando aqui ao lado a fome a doença mata , a ignorancia céga e a surdez de quem manda tende a escravizar-nos a todos!
duarte no vale da vilariça(bragança)

AC disse...

de facto notei o homem muito acelarado este sábado...já sabemos que não foi à máquina...será que anda a tomar aquelas coisas malucas?

LuNAS. disse...

Ah!AH! Hilariante, meu caro. Sempre atento Às últimas do Universo, da física e da sacanice. Resumir tudo isso num texto? Deves ter usado uma misturadora industrial:)
Beijos

LuNAS. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fj disse...

acredita que o q li inicialmente...foi mesmo " o Grande Acelerador de Ladrões" ui que tanto precisavamos neste belo País plantado à beira-mar
;)
abraço e boa semana

Maria disse...

Eu também tive "mais que fazer".
E "aterrar" aqui, depois de uns dias em que a net dita portátil ficou completamente fixa e inoperante, sabe muito bem...

Abreijos

BlueVelvet disse...

E eu que não sabia da existência do tal zingarelho.
E será que aquilo não é perigoso??
Ai, ai e se seguem o seu conselho e vêm cá, ao tal Portugal das alunas do post seguinte?
Vou-me a rir, mas ligeiramente preocupada.
Abreijinhos

Anónimo disse...

Estes comentários são demasiado idiotas para serem verdadeiros.

samuel disse...

Caro anónimo das 23:18

É bem capaz de ter razão... mas quais?
Só alguns?
Todos menos o seu?
Apenas o seu? :)))

Anónimo disse...

Sim, menos o meu.
Os outros demonstram a ignorância e aversão à Ciência tão comum entre nós. A mesma ideia (pré- Ciência) que está na base do pensamento dos trogloditas que despresam as gravuras de Foz Côa.

samuel disse...

Caro anónimo das 12:15

Grato pelo esclarecimento... é sempre bom saber que pelos menos uma pessoa detentora de inteligência de um nível superior nos honra com as suas opiniões. Pena que não tenha nome... mas lá está... isto de ter nome também deve ser coisa de totós.
Apenas uma correcção (se me permite) em relação ao assunto das gravuras de Foz Côa. Aqueles que as desprezam, são os imbecis, ignorantes, tecnocratas ambiciosos, tudo o que quizer... mas não trogloditas.
Trogloditas (de facto) eram os nossos antepassados que as fizeram e esses eram uns artistas magníficos, digo-lhe eu que já vi algumas das gravuras, lá, onde se deve ver...
Apareça sempre e se o acanhamento não lhe permite assinar, invente um nickname, pois anónimos há muitos girando pelos blogs e como saberá, nem sempre é uma boa ideia deixar-se confundir com alguns deles. :)

Abraço

Anónimo disse...

O anonimato dá outro sabor e actuar encapuzado faz subir a adrenalina. De resto o meu nome é pouco interessante.