terça-feira, 21 de outubro de 2008

Florestas destas... também eu queria!...




Vivemos na ânsia de encontrar realidades, actividades, ou mesmo “fait-divers”, em que estejamos na tão sonhada “média europeia”. Nessa ânsia, somos tentados a baixar um bocadinho o nível das coisas em que nos comparamos com a tal Europa. Esta notícia é um bom exemplo.


Fico muito satisfeito (acho que é o que se pretende...), mas mesmo assim, gostava que alguém me dissesse quantos dos países da Europa “da frente” estão, como nós, cobertos por florestas que em boa parte não passam de matagais desordenados, pasto fácil para as chamas e quilómetros, muitos, muitos e infindáveis quilómetros de plantações intensivas de eucaliptos (um belo negócio para alguns) que paulatinamente vão arruinando os solos em que estão cravados, esgotando as reservas de água (que consomem desenfreadamente), condenando a mata autóctone e escorraçando a fauna, que deixa de ter condições de sobrevivência, nidificação, etc, etc.

Mas isto deve ser a minha mania de nunca estar contente...

10 comentários:

Anónimo disse...

Não esqueças que os nossos pinhais estão a ser ameaçados pelo nemátodo da madeira do pinheiro e segundo creio estão à espera que a praga se estenda de norte a sul de Portugal para depois fazerem alguma coisa...

Abraço

Maria disse...

Pois se nem os esgotos limpam, porque é que se limpariam as florestas?
Mais, quando arder outro bocado, o que se planta a seguir é... eucaliptos, pois então...

Abreijos

BlueVelvet disse...

Que mania de embirrar com tudo.
Com florestas tão lindas, basta olhar para as fotografias, e ainda está a reclamar.
Ah, estas não são nossas...
Abreijinhos

Justine disse...

Com estatísticas manipuladas com falsidade, mas ditas e repetidas constantemente lá se vão enganando os incautos...

Ana Camarra disse...

Samuel

Deves de andar com mau feitio, não te rales tanto que em breve as florestas ficam convertidas em: campos de golf, eucaliptais ou reservas de caça e acabam-se estes problemas...

beijos

Anónimo disse...

Não é mania tua,mas sim a triste realidade, que alguns fingem não ver, e outros nem vêem!
Abraço

Lúcia disse...

Anos e anos de espaços verdes e mais espaços verdes ao abandono... Pérolas a porcos? A ver o futuro.
Beijos

Dona Sra. Urtigão disse...

Pois não é privilégio vosso. Aqui queimam-se alqueires de floresta diariamente, para plantar-se soja, cana de açucar e criar gado para exportação e " aumentar as divisas". E tambem refloresta-se com eucalipto para a produção de papel a ser desperdiçado. Porém, dos grupos de pessoas que se levantam para a defesa das florestas - e foi criado um movimento chamado florestania analogia com cidadania - muitos são assassinados impunemente.
Pensam: florestas para que, vamos todos morrer...enquanto praticam o exterminio da raça junto com o das especies vivas, tanto quanto for possivel.

Mar Arável disse...

Apesar de tudo o país arde

por dentro

e mantem desgraçadamente

a fauna no poder

Fernando Samuel disse...

Pois é, é essa tua mania de nunca estares contente que te faz não ver Portugal no pelotão da frente...


Um abraço.