quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

D. José Policarpo e os órgãos


Igreja da Lapa - Porto

Matriz da Ribeira Grande - Ilha de S. Miguel 

Sé de Faro

Igreja do Mosteiro de Tibães


Numa ida rápida ao café da esquina, vejo de relance por cima da beira da chávena, que D. José Policarpo apela à doação de órgãos.

Voltei para casa já a fazer mentalmente uma lista, fui à Net recolher dados sobre alguns órgãos mais do meu agrado e quando já tinha seleccionado estes quatro, que como se pode ver pelas imagens, ficam bem em qualquer sala de estar, descobri que não adiantava nada candidatar-me a ficar com um deles. Constatei, ao tentar confirmar a notícia, que o Cardeal Patriarca de Lisboa estava a falar (e fez muito bem) da doação de órgãos humanos, com o fim de salvar vidas, chamando-lhe acto de "generosidade fraterna".

Gostei! Mesmo para um não crente, é sempre bom ver a Igreja apelar a uma coisa que não seja a condenação deste ou daquela, a criminalização disto ou daquilo, boicote a A, proibição de B...

Era bom que como neste assunto (e noutros, felizmente!) falassem mais pela positiva e deixassem os boicotes a filmes e livros e os ataques cegos à IVG, às opções sexuais, a absolutamente irresponsável proibição do preservativo, etc, etc... perdidos, esquecidos, ultrapassados, lá naquela espécie de “Idade Média” a que por vezes parecem regressar, tão ao arrepio da História.

8 comentários:

Crixus disse...

Na minha opinião superficial de mero espectador ateu e completamente desinteressado das questões clericais e religiosas, parece-me que a Igreja Catolica portuguesa é uma das mais progressistas que existem. Gosto bastante do D. Januário Torgal (que aliás não é muito benquisto na hierarquia da Igreja) e do próprio D. Policarpo. Já não esquecendo outros bispos e padres que estiveram, ao longo da História ao lado do povo na defesa dos seus interesses mais justos. Pena que estejam presos aqueles de Roma

XICA disse...

Samuel obrigado por poupares trabalho de pesquisa e avivares a memória de gente preguiçosa como eu, que belas reliquias estas que prantastes aqui.
Quanto à posição do "senhor Policarpo" prefiro nem comentar o mundo de contradições em que esta igreja católica vive. Começando pela expressão tão utilizada por eles, católicos, e completamente em vão " cumpra-se a vontade de deus" - do pouquissimo que li sobre o deus destes senhores, nunca li nada onde o mesmo manifesta-se vontade na existência de uma sociedade como esta em que vivemos.
Abraço

duarte disse...

monsieur samuel...é desses que eles(a igreja)necessita! sempre dava para tocar músicas diferentes...
e rebentar com os tímpanos ao rat...tziiiiinguer(estou constipado)!
temos é de perguntar,que tipo de orgãos humanos eles querem? infectados com HIV? com HEPATITE B? ou daqueles saudáveis ,daquelas pessoas que não seguiram as ordens religiosas à risca:os pecadores? e dos homosexuais tb aceitam?
duarte a tocar orgãos(os das fotos!)

GR disse...

Estava eu tão feliz a ler este magnifico post e logo o Duarte coloca uma série de questões pertinentes! e as dioxinas? Terei algum desses bicharocos importados?
Crixus
Acredito que até possam existir católicos com quem se possa falar, mas quanto à Instituição ou quando a representam…
Abre o belíssimo livro e relê;
“O Tempo das Giestas” pág 34 e 35

Samuel,
Aceito o órgão da Lapa, é lindo!

GR

Maria disse...

A bem dizer eu não teria espaço para colocar um órgão desses que apresentas aqui em casa... :)))
É positivo o que ele disse, mas não tenho a mínima confiança na IC nem em nenhum dos seus "eleitos"...

Abreijos

Anónimo disse...

Tal como Manuel alegre estes senhores de vez em quando têm que dizer algo de progressista.

Anónimo disse...

A Igreja possui muitos bons progressistas. Uma pena que, dificilmente, um progressista assuma o posto mor.

Fernando Samuel disse...

Confesso que nestas coisas que metem igreja sou um bocadinho desconfiado.
Daí a pergunta: e quem é que diz, depois, quais são as vidas humanas que devem ser salvas?

Um braço.