terça-feira, 16 de dezembro de 2008

José Sócrates e o (seu) ódio



Primeiro, devo esclarecer que o facto de um grupo de pessoas se juntar para receber José Sócrates e lhe chamar (apenas) mentiroso, não é um insulto. Quando muito revela até algum “acanhamento”...

Reagindo a mais uma manifestação de desagrado pela sua política, em que o apego à verdade é um bem extremamente escasso, o muito bem vestido (e mentiroso) José Sócrates, decidiu que a manifestação era organizada pelo PCP, como óbvio pretexto para acrescentar que o PCP é mesmo assim, praticando desde sempre uma política de ódio. Depois papagueou aquela frase que ultimamente repete em toda a parte, sobre o insulto que é a arma dos fracos, blá, blá... frase que deve ter lido nalguma T-Shirt.

Ficamos então a saber que o nosso extremamente bem vestido Presidente do Conselho, acha que foi o ódio, a força que motivou milhares de trabalhadores das fábricas e dos campos, juntamente com intelectuais e outros democratas antifascistas, a exporem-se durante décadas à perseguição, marginalização, prisão, tortura, para depois de (provisoriamente) soltos, voltarem a luta que os levaria de novo a exporem-se a mais perseguição, marginalização, prisão, tortura e tantas vezes, morte, até, finalmente, amanhecer o dia 25 de Abril de 1974 que ajudaram a construir.

Mesmo depois de Abril, acha o Senhor presidente do Conselho, que é o ódio aquilo que motiva milhares de mulheres e homens a retirarem anos à sua vida familiar, para os "investirem" em trabalho sindical, partidário, associativo, passado em milhares de reuniões e jornadas de luta por um futuro melhor, mais justo, mais solidário, mais fraterno.

Mesmo para um Presidente do Conselho com os “tiques” que este tem, é muito triste não conhecer o que é o amor!

Devia saber, o maravilhosamente bem vestido Presidente do Conselho, que se os militantes do PCP e os seus milhares de amigos fossem “movidos a ódio”, um grande número de portugueses, entre fascistas, pides e bufos, há muito não estaria entre os vivos e a História dos dias e semanas que se seguiram à Revolução dos Cravos, teria tido infinitamente menos cravos e muito mais vermelho... mas de sangue. Se não sabe, junta aos seus tantos e lamentáveis predicados o da profunda estupidez.

Mas não! Sócrates sabe bem que não é assim, embora o diga, como diz tantas outras coisas. Sócrates não é estúpido... é sim, aquilo que com simplicidade, sinceridade e sem ódio, lhe vão chamando por todo o país milhares de manifestantes:

Mentiroso!

15 comentários:

Anónimo disse...

Eu gosto mais da palavra pantomineiro, será que posso?

Abraço.

duarte disse...

eles tremem...eles tremem...
pois eu só tenho pena de uma coisa...que com tanto curto-circuito naquele cerebro migalhães...não pegue fogo...
gepeto! olha que o boneco arde!
abraço do vale

Maria disse...

Comoveste-me com este post, Samuel.
Não por causa do mentiroso, claro, mas porque foi um post feito com AMOR! Senti-o! E adivinho teres sentido muito a sério tudo o que escreveste.
Obrigada!

Um abreijo especial, hoje.

Ana Camarra disse...

Entre essa gente movida a ódio estavam alguns familiares meus.
Entre essa gente movida a despeito que luta há quase 90 anos, estão pessoas com uma dignidade que o Pinto de Sousa nunca terá.
Ele não é só mentiroso, é pior, acredita nas suas mentiras, também é autista, cego e surdo, por opção!

beijos

Anónimo disse...

Mentiroso é o mínimo que se pode chamar a um ser deste tipo.

Hilário disse...

Ele já nos habituou às suas trapalhices.
Ele é que nos tem ódio.
Portanto esse senhor é um ALDRABÃO!

Um Abraço

José Gomes disse...

Foste magnífico com esta análise a este senhor que faz (melhor, acredita que faz!!!) de todos nós parvos.
Espero que nas próximas eleições os portugueses não sejam de memória curta e lhe dê, REALMENTE, a resposta que já tarda: Sócrates, cesto-secção, já!
Aquele abraço,
José Gomes

Lúcia disse...

Acima de tudo, insultou esta nossa gente que sofre. Acima de tudo isso.

Beijos

anamar disse...

O texto que eu gostaria de ter escrito!!!
Obrigada pelas suas sentidas palavras...

Anónimo disse...

Boa análise a que muito bem fazes, mas, ainda existem MAIS a votar nele, que a chamar-lhe mentiroso.
Como diz a Maria, é preciso que cada um de nós, consiga trazer outro para o nosso lado, OUTRO. É isso que os fará tremer, é essa a responsabilidade de cada um de nós!
Vamos a eles!
Tu sózinho não és nada! Juntos temos o Mundo na mão!
Abraço

ja disse...

Subscrevo na totalidade.
Com a pena ou com a voz, sabes dizer!!!
Um abraço
João

Fernando Samuel disse...

Se não te importas, acrescento ao teu excelente texto, um excelente poema do Zé Gomes Ferreira, que me parece vir mesmo a calhar:


(Autocrítica de um revolucionário de consciência dorida)

Fizemos a Revolução sem a estudar. De cor.
Resultado: falhámos e foi pena.
A História vai ficar diminuída.

Para a outra vez faremos melhor,
mesmo sem meter a morte em cena.

Com a morte
a Terra torna-se mais pequena.
Só com um leve sabor de sonho a vida.




Um abraço.

Anónimo disse...

Este senhor, se é que se pode chamar de senhor, pois na baila está a dúvida sobre os aspectos mentais e físicos que nos levam a considerar, alguém de senhor, mas isso são contas de outro rosário... Este PALERMA PANTOMINEIRO e TRAMPOLINEIRO, em bom transmontano, para a besta perceber, é que minha terra e na dele, tomam-se os Bois pelos cornos, e, como eu dizia este Aldrabão, tem sempre de atacar o PCP, sempre...

Ao Outro que está em Bruxelas, o EX-Bombista, sim... no PCTP/MRPP, eram todos bombistas, ou não se recordam? Mas dizia eu, que este e o de Bruxelas, são farinha do mesmo saco, juntando os Dias Loureiros, mais os outros Loureiros, com Varas e Ferros à mistura, guiados por uma estrela, que Edite a carneirada de bajuladores, a seguirem no encalço de Constâncio, para não ferir o Aníbal, que está metido na merda até às golas do pescoço.

Bem, mas o PCP, será sempre o PCP, pelo menos para mim que sou trabalhador.

Abraços fraternos, deste homem sempre em luta.

Beezz

Crixus disse...

Realmente, chamar mentiroso a um 1º ministro tão bom como este, não se faz. E ainda por cima um partido da oposição a fazê-lo. Só pode ser ódio (resta saber de quem é esse ódio)
Abraço

samuel disse...

Fernando Samuel

Muito obrigado pelo magnífico "acrescento". A claridade do José Gomes Ferreira é desconcertante...
É aquilo... sem tirar nem pôr!

Abraço