quarta-feira, 12 de maio de 2010

A História repete-se a si própria... e já não há pachorra para palavras novas



Ao contrário do que foram as juras recentes do mentiroso compulsivo de serviço, o Governo chefiado pelo dito prepara-se, tudo o indica, para subir o IVA, mexer nos salários dos trabalhadores, sacar o que puder do Subsídio de Natal, do Subsídio de Férias... tudo para «arrecadar» os quase dois mil milhões de que necessita para fazer a vontade aos donos.

No caso (por certo altamente improvável e inesperado para os cérebros que inventaram esta “solução” para o défice) de o abrupto aumento do IVA e, portanto, da subida dos preços de praticamente tudo, acrescido do corte directo nos salários, prestações sociais, etc., etc., provocarem mais uma forte contracção no consumo interno, quebra de produção, perda de postos de trabalho e a respectiva diminuição de colecta de impostos, anulando a maior parte da expectativa de “arrecadação” desejada pela "Mofina Mendes" que manda no Ministério das Finanças, presumo que os génios que nos governam porão as caras de parvos do costume e empurrarão a culpa para a crise internacional e para aqueles que “insultam” e muito justamente vaiam em público Sua Excelência o Presidente do Conselho, o que será mais um pretexto para aumentar a segurança pessoal a Sua Excelência, notoriamente "ameaçada" por estas manifestações “antipatrióticas”, quase todas de índole comunista... e criar nas forças policiais um verdadeiro, novo, democrático e moderno espírito de Polícia de Intervenção e Defesa do Estado.

Se, contra esta minha previsão de amador, conseguirem mesmo arrecadar os milhares de milhões que pretendem... na verdade não será uma grande proeza. Se eu assaltar uns quantos bancos, tendo a polícia a proteger-me, em vez de me prender, também sou capaz de “arrecadar” uma pipa de massa em pouco tempo.

“Arrecadadores”. Pode estar aqui a nascer um belo neologismo neoliberal, como lhe chamaria o Sérgio Ribeiro. No entanto, dada a minha idade já algo avançada, acho que prefiro ficar na minha... e continuar a chamar-lhes apenas ladrões.

10 comentários:

Maria disse...

Ladrões é mesmo o que são! E toda a gente percebe 'este' português...

Abreijo.

lp16 disse...

Chuuulos!
Os Ricos Que Paguem A Crise!

oasis dossonhos disse...

filhos da puta

GR disse...

Parabéns, excelente texto.
Dias de fome e tristeza pairam no ar.
O futuro é esclarecer e Lutar!

Bjs,

GR

Jeremias disse...

Fica-lhes melhor - GATUNOS, a soldo.
Boa imagem, mas o Bordalo tambem deve ter das boas...

Graciete Rietsch disse...

Arrecadadores que bela palavra para mais um significado de LADRÔES.

Um beijo.

Justine disse...

É isso mesmo que temos de charmar-lhes...

Fernando Samuel disse...

Ou gatunos...

um abraço.

Anónimo disse...

O sub-chefe da bancada do grupo, quando meteu ao bolso os gravadores dos jornalistas (e com que arte!...), disse que tinha "tomado posse"!!!
- É outro neologismo para o mesmo tipo de acção. (eles aprenderam todos pela mesma cartilha...)

Rui Silva

Pata Negra disse...

"Se eu assaltar uns quantos bancos, tendo a polícia a proteger-me, em vez de me prender, também sou capaz de “arrecadar” uma pipa de massa em pouco tempo."
Também se diz: "a ocasião faz o ladrão" e o "estado de crise" que é uma espécie de "estado de nirvana" dá para tudo, uma espécie de tampax para dias piores! Mas porra o tampax somos nós!
Um abraço num país com o período, Haja alguém que fecunde esta coisa!