domingo, 3 de julho de 2011

Philippe Jaroussky


O efeito surpreendente e o universo de possibilidades de uma voz de soprano ou meio-soprano, em tudo feminina... mas saindo de um corpo de homem, chegou a ser uma arte tão apreciada que levou muita gente a extremos que iam até à mutilação física de rapazes pré-adolescentes, para conseguir a tão cobiçada voz dos “castrati”.
Felizmente, para produzir um contratenor, basta deixar trabalhar a Natureza. Depois de descobrir e aceitar esse raro “dom” é preciso trabalhar até à exaustão, para dominar na perfeição a técnica do falsete, et voilá!, por vezes, só ouvidos treinados podem descobrir (apenas pela audição) tratar-se de uma voz masculina. São, como já disse, seres muito raros. Poucos são os muito bons. Entra em cena o francês Philippe Jaroussky.
Este jovem cantor e músico, carregado de merecidos prémios e reconhecimento público é o exemplo de como esta técnica de canto pode chegar aos limites da perfeição. Quando o ouço, nunca sei o que mais me impressiona; se o desconcertante virtuosismo, se a emoção que escorre de cada frase que canta.
O vídeo que se segue, gravado “sem rede” e ao vivo, é um prodígio de nove minutos e dois segundos... desde o primeiro ao último segundo. Por ele, pelos músicos que o acompanham (Ensemble Artaserse), pela peça musical escolhida.
Bom domingo!
Sposa non mi conosci” – Philippe Jaroussky
(Giacomelli)



9 comentários:

Donatien disse...

Excelente! Adoro ouvi-lo!

salvoconduto disse...

Um rouxinol é o que ele é. Uma delícia ouvi-lo cantar Bach, não o Sebastian mas um dos filhos, Johann Christian, "La dolce Fiamma". Toca e de que maneira o melhor instrumento que a natureza lhe deu, a voz.

Graciete Rietsch disse...

A Natureza é prodigiosa.
E a canção, o acompanhamento instrumental, a voz, são excelentes.

Um beijo.

Fernando Samuel disse...

Depois isto, apetece fazer qualquer coisa de louco e de heróico...

Um abraço - e bom domingo aí para casa.

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Obrigado Samuel. Espectáculo ...

GR disse...

Lindo!
Vou chamar a Mar sem Sal!

Bom domingo.

Bjs,

GR

trepadeira disse...

Algo que arrepia o espírito.A mim que acompanho o trabalho de Cicilia Bartoli.

Um abraço,

mário

Luis Filipe Gomes disse...

Depois do Philippe o David Daniels e de seguida o Andreas Scholl. Sem palavras.

Anónimo disse...

Um contra-tenor de voz belíssima que tem sido aclamado. Atenção aos que aqui neste blog o admira(ra)m pois está agendado um seu concerto na próxima temporada da FCG. E, já que da FCG vos dou notícia (re)vejam a programação da próxima temporada que novamente inclui vários concertos de entrada livre, com programas que apresentam música de vários estilos/compositores e que nos fortalecem e enriquecem nestes tempos que o capital quer de barbárie e que nós queremos de luta. Ana