terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Feira de Castro


(“Feira de Castro” - Pintura naïf de Maria Augusta Cortes)

Num passeio pela internet, em busca de pormenores sobre a já multicentenária “Feira de Castro”, que teve lugar neste último fim de semana em Castro Verde, acabei a ler uma página que, resumidamente, falava de todo o programa.
Mais uma vez pude admirar a maravilhosa teimosia com que alguns insistem em lembrar e divulgar os sabores tradicionais, em defender as coisas da terra e os mistérios do seu cultivo, em recusar a massificação desenraizada, em apreciar “cante ao baldão”, em ouvir o som irremediavelmente analógico das violas campaniças... e, de repente, lá mesmo no fundo da página, a informação de uma iniciativa de peso: um “Colóquio sobre Parasitismo nos Ruminantes”.
Para aqui fiquei eu, imaginando um gigantesco palco, com a presença de todos os elementos do Governo e da troika, uma catrefada de banqueiros, de gestores, investidores e outros “berardos”... com dois ou três cientistas convidados a falar do tema... e todos os outros a servir de exemplo.
Mas isto sou eu a mangar com os meus próprios botões. Estou certo de que (apesar do tema) terá sido uma sessão bem mais higiénica...

9 comentários:

Olinda disse...

Mas que é uma frase pomposa para falar das carraças dos bois,lá isso é...

Maria disse...

Com um pedido de desculpa aos verdadeiros ruminantes... o que eu gostava mesmo era de ver a tua 'mangação' ao vivo e a cores...

Abreijo.

trepadeira disse...

Nesses ruminantes o parasitismo não tem cura.Só abatendo-os,dizem os criadores.

Um abraço,
mário

Eduardo Miguel Pereira disse...

Opá ! deste-me aqui uma deixa à qual não vou resistir.

Lá para os "meus" lados, de Vila Nova de Milfontes, quando se quer dizer que uma coisa não tem nada que ver com outra, usa-se muitas vezes a expressão "isso é o mesmo que comparar o olho do cu com a Feira de Castro".

Então o meu amigo Samuel vai-me comparar a Troika com os ruminantes ?
É óbvio que tanto os ruminantes como os parasitas são animais muito mais honestos, produzem muito mais, e são de longe mais necessários que essa animália da Troika.

Diria mesmo, que comparar essa gente com esses estimosos bichinhos, é o mesmo que comparar o olho do cu com a Feira de Castro.

Disse.

zmsantos disse...

A dificuldade estaria em saber quem eram os ruminantes e quem eram os parasitas, tal é a metamorfose, tal é a moenga...

Abraço.

Luis Filipe Gomes disse...

Fizeste-me rir.

vovó disse...

a Maria Augusta Cortes, é o máximo! :) vale a pena "pesquizá-la".
quanto ao resto...:)))...

Justine disse...

A pintura de Maria Augusta Cortes limpou-me, por momentos, o espírito das raivas e injúrias que todos os dias me fazem sentir...

Anónimo disse...

Adeus ó feira de castro cá te fico cohecendo! Levo as bordas do pau gasto e bimbias do cu ardendo.