quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vítor Gaspar – A voz... mas de quem?


Sobre a substância do que o calhordas arvorado em ministro das finanças disse, durante a apresentação do seu programa de “Agressão de Estado” à esmagadora maioria dos portugueses, deixarei, avisadamente, falar quem sabe.
Não resisto, entretanto, a reproduzir de memória, uma tirada da grande Maria João Avillez, num programa qualquer de televisão em que a ouvi, numa converseta entre jornalistas.
«Ele (Vítor Gaspar) não é um político, é um técnico. Ganhou os portugueses com o seu discurso extremamente claro... e embora tenha, por vezes, um tom de voz um “bocadinho”(?) enfadonho, consegue manter-nos a ouvi-lo, fascinados... como borboletas à volta de uma “lâmpeda” (sic)».
Esta fantástica declaração mostra que a “grande” entrevistadora do PPD-PSD... das duas uma:
1. Ensandeceu.
2. É uma hipócrita.
3. É muito menos inteligente do que nos andaram a impingir durante anos.

(Pronto! Lá voltei a anunciar duas hipóteses... que afinal eram três!)
Voltando ao ministro Vítor Gaspar, como o Sérgio Ribeiro aqui aponta e cada vez mais pessoas começam a ver, está longe de ser apenas um técnico com uma voz chata como uma insónia. Na verdade ele é um político determinado. Na verdade é um neoliberal fanático, apostado em aplicar a receita que favorecerá e enriquecerá ainda mais os seus, nem que para isso seja necessário deixar um país inteiro na miséria. É um político com uma clara, implacável e violenta opção de classe!
Largando a política económica e regressando, pelo seguro, à minha costumeira superficialidade, condição a que obriga a minha vasta ignorância técnica em assuntos de tal monta... fico-me pela forma como ele diz as coisas.
Sendo assim, devo dizer que se eu quiser escrever aqui no computador umas tantas baboseiras à Passos Coelho “y sus muchachos”... o bom do aparelhómetro é capaz de me “dizer” o texto, com a velocidade que eu quiser... e “falado” com a voz que eu escolher.
Posto isto, começo a estar convencido de que alguém colocou um “chip” qualquer dentro de um boneco de ventríloquo, que depois faz de conta que diz aquelas coisas na televisão. Desgraçadamente, estes bonecos têm sempre algo de aberrante e sinistro.
Seja como for, se é este o caso, parabéns a quem fez e programou o raio do boneco! Por vezes... embora por breves instantes, “aquilo” parece mesmo que está a falar... como se fosse um homem.

13 comentários:

Maria disse...

É isso tudo que dizes. E o que diz o Sérgio.
E eu já ando agoniada com tudo isto atravessado na garganta.

Abreijo.

oasis dossonhos disse...

Um antigo professor meu, de seu nome Gabriel Pereira Bastos, que leccionou psicologia social e psicologia e psicanálise, escreveu ontem no facebook:

"Cuidado. Este Ministro das Finanças parece-me uma pessoa extremamente desiquilibrada, um grande obsessivo agressivo com uma 'fachada de racionalidade' e uma enorme 'armadura caracterial', incapaz de qualquer empatia, que se julga um 'cirurgião financeiro' a 'cortar' um 'país anestesiado' e aberto, entregue nas suas mãos. Parece bem intencionado, até julga que está a salvar Portugal, mas procede de forma omnipotente, está muito apaixonado por si próprio e abusa de todos os nós como um vulgar sociopata sem escrúpulos. Suponho que dorme bem, como uma criança feliz."
Subscrevo estas palavras de Gabriel Pereira Bastos. Abraço.

Sal disse...

É assustadora a parença deste indivíduo com um outro de muito má memória, de seu nome Oliveira Salazar. A mesma frieza glacial, o mesmo tom monocórdico, os mesmos objectivos...

Graciete Rietsch disse...

Esse chip guardou a voz do dono. E não consegue sair daí, porque as máquinas programam-se e não conseguem argumentar...

Um beijo.

GR disse...

Escrevi no blog do SR;
"Conseguiram colocar num ministério difícil uma figura aterradora. O seu discurso altera-me psicologicamente. Ouvi e vi no youtube um discurso de Salazar, confirmei que a sua forma de falar é uma cópia de Salazar. Um homem sem expressão, monocórdico, cínico, “calmo” para mostrar segurança/força, exibindo o seu poder, não quer saber da opinião nem dos sentimentos dos trabalhadores, nem do povo em geral.
É um osso difícil de roer? O outro caiu da cadeira, este cairá também!"

Após ter lido o post do oasis dos sonhos...fiquei assustada, afinal o gajo é mesmo louco!!!

Bjs,

GR

do Zambujal disse...

"...vulgar sociopata sem escrupulos". E todo o resto do texto. Muito bem "apanhado". O que (me) parece é que não tem asas.
E gosto muito do teu "boneco". Embora nada goste do... boneco.

Abraços

Antuã disse...

Gaspar E O Seu Mundo de Ladrões é o filme que corre em tudo quanto é cinema.

trepadeira disse...

Já em garoto,quando me ofereciam um boneco,daqueles com cabeça de pau,tentava fazê-lo falar,como não dizia nada arrancava-lhe a cabeça e levava-a ao barbeiro para compor.

Um abraço,
mário

Luis Filipe Gomes disse...

A Mª João é uma borboleta, nunca deixou de o ser, é uma traça que por môr da nova máioria foi imposta em posta à "pobre" Cecília Carmo.
O gaspar, deixe-me que lhe diga, e isto é muito relevante, não sendo actor, o que seria bom; não é bonecreiro, o que na minha opinião seria também profissão de mérito; mas, a meu ver, terá alguma parecença em particular com aquele ministro do ambiente que depois se tornou primeiro ministro e tinha o nome de um grego ilustre,e talvez por isso até tenha decidido à posteriori ir estudar o ofício do grego ilustre, o que em meu entender... ...

Anónimo disse...

Que me perdoem os bonecos de Stº. Aleixo, mas conforme diz o titulo do post, de quem é a voz e eu acrescento, de quem são as mãos, que fazem dançar o boneco?
Penso que que não são, porque não têm autorização para tal, "Os Amigos de Gaspar" que estão no post anterior.
Então de quem são tais atributos?
Mistério!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Olinda disse...

A análise do perfil psicopolitico feita pelo Gabriel Pereira Bastos,sobre o excelentissimo (lembrei-me do outro dinossauro da triste memória)deixou-me deveras apreenssiva.Que criatura...

Maria João Brito de Sousa disse...

Que criatura e que discurso! Repararam naquele "jogo de cintura" : "Não, o que me está a querer perguntar é..."

Xavier Brandão disse...

Para mim, é estúpida, nojenta, serviçal, lambe-cus, lambe-botas, etc., etc.