terça-feira, 3 de julho de 2012

Os media anestésicos


Durante o almoço, num canal de televisão qualquer, ia ouvindo, sem surpresa, que alguns altos quadros públicos se “esqueceram” de fazer os cortes decretados para os vencimentos... mas apenas nos seus próprios, que alguns se atribuíram “prémios de desempenho” por trabalho que não fizeram... o cenário habitual.
Num toque de negra ironia, a notícia que se seguiu imediatamente no alinhamento, foi a dos aumentos das rendas nas habitações sociais, aumentos que podem chegar aos 150%. Uma manobra a que há que dar nome e explicação... como AQUI se faz!
Uma sequência de notícias com este teor, em condições normais, alimentaria a revolta, seria combustível para a tomada de consciência, para a exigência de mudança.
Infelizmente, por qualquer razão atávica, em Portugal leva apenas a mais indiferença, alheamento, desistência... e a atitudes como “eu quero é o meu”, “eles é que se orientam; se fosse eu fazia o mesmo” e, de uma maneira geral, aquela trágica falta de perspectiva que leva a que um único feirante cigano, dono de uma grande carrinha “Mercedes Vito” e não sei quantos membros da família a receber RSI, consiga esconder os milhares de desempregados, de pobres, ou idosos com pensões de miséria, que já não podem aguentar mais “ideias inovadoras” deste governo de fanáticos criminosos.
Deve ser, afinal, por saberem ser esse o efeito, que os media alinham as notícias desta forma. Para nos servirem diariamente a aberração política e social, a par com o entretenimento mais vazio, tudo em doses cavalares... como anestesia.

7 comentários:

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Grande faixa da sociedade "entregou-se" aos desígnios, primeiro segundo o "beato" Guterres, depois São Sócrates, e agora o "politraumatizado paciente" Coelho de Massamá.
Eu, ESTOU FARTO.

trepadeira disse...

Já há muito não tenho resistência para ouvir tanta baboseira e tanta "educação política".
Quero estar informado,claro,o melhor possível,mas,para além de fontes como esta,restrinjo-me à 2 rtp e antena.

E espero,desesperando,que se parta a loiça.

Um abraço,
mário

Manuel Reis disse...

Bem, anestesias são muitas. São flatulências com diversas nuances e concentrações no espaço mediático onde, por vezes, corre ligeira brisa para a coisa não se tornar inteiramente irrespirável. Fica um rasto de impotência na consciência individual, já muito marcada por preconceitos e mitos inculcados.

Este suporte informático, aparentemente tão acessível e perene, não deixará de ficar sob a mira dos censores da actualidade. Sabendo-o circunscrito, serve-lhes de medida, em certa medida.

:-)

Graciete Rietsch disse...

Falta de vontade de fiscalizar,para ciar estas injustiças e levar a dizer que "não vale a pena".

Um beijo.

salvoconduto disse...

O verão promete ser longo...

Abraço.

Antuã disse...

A indignidade na comunicação social atinge uma sem vergonha incomensurável.

Anónimo disse...

Só falta fabricarem piras e colocarem-nos em cima tal como se fez durante a inquisição!Para a seguir surgir uma PIDE e agora estes vermes que tudo nos roubam. As casas, o S.N.S. e a Segurança Social. Acordem portugueses!
Vicky