terça-feira, 4 de dezembro de 2012

“Câmara clara” – Relvas... pois claro!


Mesmo tendo a notícia já uns dias... ainda assim a minha amiga quis saber do meu estado de alma sobre o fim do magazine cultural da RTP, “Câmara clara”, que recentemente viu anunciada a sua extinção, aparentemente por ser muito dispendioso... pese embora o facto de ser dos poucos programas da RTP (seja da 1 ou da 2... ou das outras) que pode ostentar o título de “Serviço Público”.
Quem sabe, persuadida de que sou uma pessoa bastante entrosada com o mundo da televisão, queria a minha amiga saber o que é que era verdade, ou mentira, nessa teoria do “muito dispendioso”. Queria ainda que eu lhe dissesse se o “Câmara clara” era mais dispendioso do que os vários ordenados milionários de algumas figuras da RTP, nomeadamente, de uma figura como Catarina Furtado, que continua a ter um vencimento de muitos milhares de euros por mês... sem que se saiba muito bem a troco de quê, já que raramente aparece, sequer, nos ecrãs... e se eu não achava uma vergonha acabar com aquele que é, talvez, o melhor magazine de cultura...
Sabendo do carácter sensível da amiga em causa, disse-lhe que sim, que é uma vergonha... mas evitei colocar “sobre a mesa” memórias do nosso passado, ou fazer comparações com conhecidos nazis que, segundo reza a História “puxavam da pistola sempre que lhes falavam em cultura”. Limitei-me a recordar-lhe o “perfil” do responsável pela tutela da RTP, o inefável Miguel Relvas, ao que se suspeita, directamente responsável pelo cancelamento do tal programa sobre cultura... e “vendi-lhe” um teoria cá muito à minha moda:
Tudo aquilo que Relvas não consegue de todo entender... opta por considerar muito caro!

7 comentários:

Maria disse...

Ou seja, como ele entende nquase nada, para ele é tudo caro no que toca a cultura e povo português!

Raisoparta!

Antuã disse...


Néscio, mas criminoso.

Anónimo disse...

Este Miguel Ervas é a antítese de Midas, porque, como é um M....s, tudo aquilo em que toca fica empestado. Aliás, cada vez que há algo mal-cheiroso aparece sempre a mãozinha deste verme. Deve ser arraçado de ténia.
Margarida - Mafra

Maria João Brito de Sousa disse...

Dispendioso??? Mas que raio de argumento... é que nem sequer estou a ver como...

Justine disse...

É uma vergonha, é uma tristeza, é um sinal assustador do que esses criminosos podem fazer, sem qualquer pudor de mentir, sem olhar a meios para embrutecer o cidadão...

Carolina disse...

Todas as vezes que o PSD está no poder, a "questão" RTP volta à baila. Parece uma obsessão. Foi o que fizeram com o "Acontece". Aquele estúpido do Morais Sarmento disse na altura que "o que se gastava com a produção daquele programa, dava para dar a volta ao mundo várias vezes". Depois trataram de acabar com o programa "Ritornello" da Antena 2. Um choque tremendo para quem seguia ambos os programas e agora isto: o fim do "Câmara Clara". Cada dia ficamos mais tristes e perplexos com medidas tomadas por pessoas que não têm o mínimo de condições para gerir um país, que não gostam desse mesmo país e de seu povo. Por minha parte, começo a achar que estamos a caminhar para um abismo de onde vai ser difícil voltar.

Olinda disse...

Os fascistas sempre foram inimigos da cultura.Quanto mais culto,mais se enxerga.