terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Obama – O “culambismo” em directo...


Diz uma das notícias sobre a tomada de posse de Obama, que ele está decidido a «apoiar a “democracia” desde a Ásia a África, das américas ao Médio Oriente»... frase que me faz lançar a primeira dúvida:
Eles terão assim mesmo tantas bombas, tanques, navios, aviões e soldados?!
Adiante! É uma velha questão de filosofia política. Quem é mais culpado? Aquele que, pela primeira vez na História da Humanidade, delimitou uma parte do território, até aí sem donos, declarando “Este território passa a ser exclusivamente meu!”... ou todos os restantes que o ouviram e aceitaram a imposição daquela nova realidade... sem luta?
Ao ver o grau de subserviência acrítica com que todas as nossas televisões fizeram “directos” da tomada de posse de Obama, dos seu discurso, da nova franja de Michele... voltando a repetir-se tudo nas aberturas dos telejornais, com comentários, análises e toneladas de “graxa ao cágado”... não posso deixar de me colocar, de novo, a tal velha questão.
Quem é realmente culpado pelo facto de os EUA se sentirem – e bastantes vezes serem de facto – os polícias do mundo?
Ainda fiquei para aqui a fantasiar sobre como seria muito bem feito se eu pudesse “obrigar” os norte-americanos a ver o vídeo da tomada de posse de Cavaco Silva... mas, pensando bem, isso seria, para além de uma enorme crueldade da minha parte para com pessoas que, na sua grande maioria, nunca me fizeram mal algum... uma retaliação bastante desproporcionada em termos de violência visual.

7 comentários:

Antuã disse...


Eu bem mudei de canal várias vezes a ver se fugia de tal subserviência mas os répteis são muitos.

Anónimo disse...

Os répteis e os nazis...

trepadeira disse...

Pela cara das catraias parece conhecerem-no melhor do que os restantes americanos,salvo as tais não tão raras e honrosas excepções.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Uma história triste esta do Obama e dos vestidos da 1ª dama, quando andam a tentar dominar o mundo, destruindo os POVOS através da calúnia, da mentira e da guerra.

Um beijo.

Reaça disse...

Obama tem muita fé parece que ia jurar sobre duas bíblias.

Mas se jurasse também sobre o Alcorão também não era má ideia, mas não tive tempo de o avisar, paciência.

Nós ao menos ninguém jura por nada.

Ninguém tem fé.

Anónimo disse...

Não ouvi nada de nada! Mudei sempre de canal e répteis? nem ver um só que seja! Infelizmente existem tantos!!!.....
Vicky

Olinda disse...

Sô vë quem nao desliga o botaozinho!Nao hâ pachorra para tanto miserâvel servilismo.

Um abraco