sexta-feira, 8 de junho de 2012

Bancos – Ó pá lá estás tu! O que é que são 50 euros?!!!


Para começar (mal) o dia, duas “pequenas” notícias sobre bancos e banqueiros no seu "habitat" natural... algo ainda pior do que borrar um pé todo logo ao sair de casa.
1. Uma família economicamente destroçada, que se veja obrigada a vender a sua casa para conseguir liquidar a dívida ao banco... tem que estar bem atenta. Em condições normais, caso se tratasse de gente séria, os banqueiros ficariam com o dinheiro em dívida até ao dia dessa operação de liquidação do empréstimo... e adeus.
Nada disso! Se, por exemplo, as vítimas estiverem a liquidar a dívida no dia cinco do mês, mas a prestação fosse paga apenas no próximo dia 25... o banco cobra juros pela “dívida” até ao dia 25, mesmo tendo já recebido todo o dinheiro emprestado.
2. Uma família ainda não destroçada economicamente, mas com um orçamento estrangulado e em grandes dificuldades para conseguir pagar as despesas mensais pode, se o desejar, obter condições mais favoráveis na inscrição dos filhos num infantário ou escola, se a escolha da instituição recair, por exemplo, sobre uma das muitas IPSS. Assim à vista desarmada, nada mais simples, não é?
Errado! Para obter esse apoio necessita de várias provas que atestem a sua situação económica difícil, como por exemplo, uma declaração do banco em que esteja a pagar a sua habitação. Ora, os banco estão a cobrar até 52 euros por esse mísero papel.
Claro que os banqueiros têm “a seu favor” o facto de não fazerem a menor ideia do que é estar em pânico para pagar contas de vinte ou trinta euros... ou a prestação da casa. Fazem ainda menos ideia de qual possa ser a diferença entre ter mais, ou ter menos 52 euros na hora de ir ao supermercado.
Mesmo com essa “atenuante” eu não deixo de pensar e dizer que os bancos, quando não estão nas mãos de simples bandidos e canalhas, estão nas mãos das velhas famílias de fascistas/salazaristas que bem conhecemos... o que só por si já os classificaria igualmente como bandidos e canalhas.

6 comentários:

Pintassilgo disse...

Onde está um banqueiro está um ladrão.

trepadeira disse...

Mas haverá alguém que consiga chegar a banqueiro sem ser bandido e canalha?

Um abraço,
mário

do Zambujal disse...

Alguns dos atestados que as Juntas de Freguesia têm a incumbência de passar, dada a proximidade da representação que tem a ver com democracia, deverão ser, a exemplo desse escabroso caso, passados pelos crápulas do bangsterismo.

Não dão ponto sem nó, e tudo é negócio.

Um abraço

Antuã disse...

Eu ggosto muito de banqueiros afogados.

Graciete Rietsch disse...

O que são 50 euros para esses canalhas?
Pode ser que, um dia, comprem a corda com que se enforquem(em sentido figurado ou não).

Um beijo.

Justine disse...

O teu blog continua a ser um serviço público indispensável!