domingo, 5 de agosto de 2012

Juan Diego Flórez – “La flor de la canela”



O vídeo de hoje tem duas figuras em destaque: o jovem maestro-fenómeno Gustavo Dudamel e o também jovem cantor peruano Juan Diego Flórez. Gustavo Dudamel é um dos muitos “produtos” de um projecto venezuelano nascido em 1975 e que a Revolução Bolivariana não só acarinhou, como ajudou a crescer. O projecto socio-artístico, conhecido como “El sistema”, dedica-se à educação musical de crianças e jovens pobres, privilegia o trabalho colectivo... mas quando aparecem os génios individuais, não há como “evitá-los”. Dudamel é a prova disso. Um dia voltarei ao tema.
O cantor Juan Diego Flórez, nova estrela do canto erudito... é uma bênção para os ouvidos e para o bom gosto. Anda já percorrendo todos os palcos importantes da ópera, mas, como alguns outros dos artista chamados eruditos, gosta de cantar músicas populares. No seu caso, ainda bem!
O problema de alguns e algumas “divos e divas” da ópera e da música clássica em geral, é não serem capazes de sair da disciplina de ferro com que moldaram as cordas vocais, sendo que depois, quando querem cantar como as pessoas “normais”, o resultado é, por vezes, tristemente fraquinho. Não é Anne Sofie von Otter quem quer!  :-)
Voltando ao nosso moço de hoje… como canta!!! Canta servindo-se da "escola vocal" como uma riqueza natural... e não como uma "maldição imposta". Teve a sorte de ter um pai que o “apresentou” às maravilhas da música popular do Peru e das suas tradicionais valsas crioulas, como a muito famosa “Fina estampa” (da qual trauteiam uns segundos). Seja como for, esta lindíssima “La flor de la canela” não fica a dever nada a nenhuma outra... e a leveza, o balanço, elegância e, sobretudo, a sensibilidade com que é cantada, acompanhada por um belíssimo arranjo para a Orquestra Filarmónica de Los Angeles, fazem dos minutos que o vídeo dura, um passo mais para a perfeição... se é que ela existe e pode ser encontrada.
Bom domingo!
La flor de la canela” – Juan Diego Flórez
(Chabuca Granda)



4 comentários:

Anónimo disse...

Quando divulga alguma coisa do setanejo Elomar? Abraço.

trepadeira disse...

Belíssimo.
Bela voz,sem medo do dó de peito.

Boa gravação,onde nada se atropela.

Um abraço,
mário

Justine disse...

O moço canta mesmo bem e é simples e simpático!
(queres propor datas para a excursão? Falamos mais logo, quando as visitas de hoje tiverem sáido...)

Graciete Rietsch disse...

Lindo ,bem cantado e homenageando as coisas simples.

Um beijo.