domingo, 14 de abril de 2013

Algo na maneira como ela se move...


Ao mesmo tempo que estou de partida para um concerto recheado das chamadas canções de intervenção, deixo o “Cantigueiro” encarregado de lembrar uma extraordinária canção de amor.
Espero que nenhum de vocês ache que existe qualquer espécie de contradição entre as canções ditas de intervenção e as ditas de amor. A única coisa que separa as canções é a sua qualidade e, sobretudo, a sua intenção.
Na verdade, uma canção de intervenção é sempre, ao mesmo tempo, uma canção de amor. Da mesma forma, as canções de amor intervêm na realidade que as rodeia, dependendo do seu conteúdo a forma como o fazem.
Chegamos à canção de hoje. “Something”, composta pelo “Beatle” mais sereno, Geoge Harrison, é um clássico dos clássicos e fez parte do álbum histórico “AbbeyRoad”, que o grupo editou em 1969.
No vídeo que hoje partilho, um excerto de um grande concerto de homenagem a Harrison, temos uma épica versão de “Something”, interpretada pelos Beatles sobreviventes Paul McCartney e Ringo (este, como sempre, na bateria, com a participação preciosa de Eric Clapton, acompanhados por um tremendo grupo de músicos.
Something”, já todos ouvimos centenas de vezes. O que poderemos não ter ouvido é a estória da dedicatória... e assim chegamos (finalmente!) ao verdadeiro assunto deste post, a jovem inglesa da fotografia, modelo, fotógrafa e autora: Pattie Boyd.
Quando a canção foi escrita por Geoge Harrison, ela era casada com ele e, ao que parece, a canção foi-lhe dedicada. Só que, anos depois e findo o casamento,Pattie casou novamente, desta vez com Eric Clapton, que lhe terá dedicado dois dos seus maiores êxitos musicais, “Layla” e “Wonderful tonight”.
Provavelmente, estas não são as únicas canções que os jovens autores da época lhe dedicaram… mas mesmo só estas, fazem dela uma espécie de encantador “íman” para atrair grandes canções, uma “musa” absolutamente campeã… isto se existisse algum campeonato para estas coisas.
Ah… aqueles anos 60 e 70!...
Bom domingo!
Something” – Paul McCartney e Eric Clapton
(George Harrison)




6 comentários:

São disse...

Espero que te tenha agradado tanto como a mim o tempo em que pisaste o palco do Auditório Augusto Cabrita, Barreiro.

Bons sonhos.

samuel disse...

São:

Agradou muito... todo o tempo! :-) :-)

Abreijos.

Justine disse...

Ah aqueles anos 60 e 70!!! A juventude, as certezas, o futuro, a alegria!
Something...
Obrigada e até já em Santarém:))))

Graciete Rietsch disse...

Todas as canções revolucionárias são canções de amor pois é pelo AMOR a um IDEAL que nascem os HERÓIS.

Um beijo.

augusta disse...

Estava eu, e na impossibilidade de pessoalmente, como teria tanto gostado de em Santarém estar, a ouvir "Flores para Coimbra", agora que o "meu outro 25" se aproxima. E a escrevinhar algo sobre essa, para nós que a vivemos, inesquecível data.
"Onde mil flores com espadas são cortadas..."
"Ah...aqueles anos..."
Operação balão e operação flor...something...
Canções de intervenção, canções de amor a um ideal que nunca morrerá.

Por este Something, por esta menina inspiradora, obrigada Samuel!

Maria disse...

My good old times... posso mesmo dizer our good old times!!!!
Maravilha!

Abreijos