domingo, 12 de agosto de 2012

MPB4 - Até sempre, Magro Waghabi!


No passado dia 8 morreu Magro Waghabi (António José Waghabi), aos 68 anos. Foi um dos fundadores do histórico agrupamento musical brasileiro MPB4. Na fotografia, é o segundo, a contar da esquerda. Não tinha dado pela notícia, mas a Adriana (sim... a Adriana) teve o cuidado de mo lembrar. Estes domingos musicais nunca abriram (nem virão a abrir) uma secção de “discos pedidos”, pelo risco que isso acarreta... mas no caso da Adriana não há perigo. Bom gosto musical tem ela de sobra... e para além disso, agradeço-lhe a chamada de atenção.
O MPB4 é, desde 1965, um marco na música popular brasileira, da música “inteligente” - como dizem em Cuba – e manteve-se fiel até hoje ao compromisso que fez os quatro amigos enfrentarem os “anos de chumbo”, intervindo com a sua arte. Anos de censura, perseguição e as dificuldades e privações correspondentes.
Nos primeiros tempos eram considerados como mais uma voz de Chico Buarque, tal era a intensidade da colaboração com aquele cantautor, tanto em gravações, como espectáculos ao vivo. Uma voz diferente, colectiva, com harmonias novas e um som que se tornou uma “marca registada”.
Não sei que efeito, para além da dor, terá para os restantes elementos do grupo a morte do seu companheiro de sempre. Espero que essa dor se sublime num canto ainda mais sentido. Ainda mais urgente.
A escolha da Adriana é “Amigo é pra essas coisas”, um sucesso de 1970. A minha escolha é “Roda viva”, de 1967, talvez o melhor exemplo da frutuosa parceria com o Chico.
Qualquer um dos dois vídeos corresponde a gravações recentes, depois de todos eles terem feito anos, como todos nós... e na “Roda viva” o Chico comete a proeza técnica de, em estúdio, se misturar com a gravação ao vivo dos seus velhos amigos, confirmando mais uma vez o título ganho há muitos anos: o de “quinto elemento do quarteto”, como se dizia, então, por graça.
Bom domingo!
“Amigo é pra essas coisas” – MPB4
(Aldir Blanc/Sílvio da Silva Jr.)



“Roda viva” – MPB4 e Chico Buarque
(Francisco Buarque de Holanda)




6 comentários:

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

Obrigado Samuel, por esta autêntica pérola musical.
Bom Domingo.

trepadeira disse...

Estes são dos que partem ficando connosco.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Não conhecia, mas gostei muito. Obrigada.
Como é possível desaparecer com ainda tanto para dar!!!!!

Um beijo.

Adriana Dias disse...

Muito obrigada!
Até sempre, Magro...

GR disse...

Ele partiu ficando sempre connosco. Os bons cantores não morrem.
MPB4 e o grande Chico, conheço esta canção mas, não conhecia esta versão.
Tanto prazer tive em ouvir.

BJS,
GR

maia disse...

Estou sem palavras.
Obrigada ao MPB4, ao Samuel, à Adriana.
Um obrigada muito forte ao Magro e que a sua partida torne mais fortes os que ficam.