domingo, 2 de dezembro de 2012

Oficina do Canto – E assim (também) se faz cultura... fora do carreiro


A Oficina do Canto de Montemor-o-Novo fez 15 anos. Mais uma vez, decidiu-se assinalar a passagem de uma data relevante, com um “musical” com direcção de “actores” do actor/encenador Hugo Sovelas e direcção de movimento da bailarina/coreógrafa Kelly Maiolle, para além dos “culpados do costume”.
Como podem ver pelas datas do cartaz, os dois espectáculos já passaram e tiveram lugar nos dias 24 e 25 de Novembro.
Optei por não fazer aqui “propaganda”! Tentar servir-me deste meio para “angariar” público para os espectáculos seria uma grande tolice, por duas razões:
Primeiro, porque (até hoje) a Oficina do Canto nunca precisou de propaganda fora da cidade de Montemor para ter o grande Cine-Teatro Curvo Semedo esgotado.
Segundo, porque seria uma grande pretensão da minha parte achar que este blog tem uma qualquer possibilidade de mobilizar quem quer que seja, para o que quer que for.
Posto isto, vamos ao assunto! A direcção da Oficina é, desde a fundação, da responsabilidade da Maria do Amparo e as produções musicais sempre me tocaram. Desde o princípio desta aventura, o critério de escolha de repertório (que nunca foi contestado, nem pelos “artistas”, nem pelos pais, nem pela “dona da obra”, a Câmara Municipal) foi da nossa inteira responsabilidade, misturando canções portuguesas de autores (que nós consideramos) de qualidade musical e temática, com canções internacionais que obedeçam aos mesmos critérios.
Assim chegamos ao vídeo de hoje. A imaginação dos criadores do musical colocou toda a acção num aeroporto e, a dada altura, esta grande música tradicional irlandesa pareceu-nos a mais indicada para ilustrar uma das cenas.
Como já disse, a produção musical que se ouve é minha (apenas não toquei o piano acústico). A voz é da Inês Fidalgo, uma das jovens cantoras da Oficina. O vídeo, que se destinou a ser projectado em fundo durante a cena, foi criado pelo Paulo Quedas (com este apelido, desconfio que ainda devemos ser parentes) e o protagonista do vídeo é o Diogo Velez, um dos mais jovens elementos do grupo, filmado enquanto “inventava” um avião, nas ruinas da igreja de Safira.
Bom domingo!
Danny boy” – Inês Fidalgo e Oficina do Canto
(Frederic E. Weatherly/Trad. Irlanda)



6 comentários:

Maria disse...

Eu sempre disse que Montemor é muito bom para viver e não é só por causa das empadas......
Como já reparaste tenho estado ocupada com o Congresso. Só amanhã à tarde é que vou ouvir música.
Mas este video vou vê-lo já de eguida.
Bom domingo

Abreijos por aí.

Maria disse...

Muito agradável, acho que vou ouvir o CD já....

:)

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

PARABÉNS à "Oficina do Canto" e a todos os que a compõem, e que continuem a vossa obra em prol da Cultura Portuguesa.

Bom Domingo.

Luis Filipe Gomes disse...

Esta canção de despedida nostálgica, tem a mesma saudade dos fados que descrevem a separação, tem essa mesma intensidade do inevitável que foi imposto como destino. Retrata a actualidade.
As imagens são poderosas e estão de acordo com a letra. Uma criança que projecta a partida para lá das ruínas; que manifesta a esperança de partir para o reencontro com alguém de quem foi apartado, para não falar do conforto que só a religação dá e a religião em ruínas não pode dar.

Graciete Rietsch disse...

Há uns dois ou três anos fui a Montemor-o-Novo com a UPP. Fomos muito bem recebidas/os pelo próprio Presidente da Câmara e a visita foi linda.Já não me lembro se nos falaram desta "Oficina do Canto". Mas agora,que a apresentaste, fiquei encantada e mesmo emocionada.
A música e o Video são de grande beleza.

Parabéns a todos os que colaboram nesse grupo e um abraço para ti,Samuel.



Justine disse...

Safa, que gostei de tudo: do cenário, da realização, do arranjo musical, da voz e do actor:)))
(e até gostei do resto do cd...)
E assim se faz cultura!
Beijo