domingo, 9 de setembro de 2012

Rimsky Korsakov – Voando...


Não foi uma criação da escritora Enid Blyton, nem andava acompanhado por um cão chamado “Tim”... embora tenha feito parte do “Grupo dos Cinco”. Estou a falar do senhor  Nikolai Andreyevich Rimsky-Korsakov, compositor russo nascido em 1844 e falecido em 1908.
Korsakov, por detrás da sua pose de marinheiro imperial, das grandes barbas e do ar sério, gostava muito de música e de músicos. Só quem gosta muito de música e de músicos se dá ao trabalhos de criar o extenso momento de prazer que é a Sherazade (grande versão!).

Para além do carácter “sério” de muita da música que compôs, ter-se-á divertido muito a escrevê-la... para além de outros momentos de diversão, durante a sua (não muito longa) vida.
De uma coisa estou certo: divertiu-se muito quando escreveu Flight of the bumblebee, entre nós conhecido como “Voo do moscardo”. Imagino que o que aquilo que mais o divertiu foi imaginar quantos e qual o tipo de músicos que, nos anos vindouros, haveriam de ter o topete de tocar aquilo.
A História da música está cheia de músicos que lhe fizeram a vontade. Ora a solo, sentados ao piano, com um violino, com uma flauta, um clarinete, uma guitarra eléctrica... ou juntos numa orquestra.
Muitos tiveram sucesso, de forma brilhante. Outros ter-se-ão espalhado ao comprido de forma trágica... o que agora não interessa nada.
Estou convencido que Korsakov gastaria de muitas dessas versões... mas que na verdade, bem lá no fundo, sempre esperou que um dia aparecesse um grupo de doidos como estes do vídeo de hoje, para cantar o seu “Voo”.
E assim chegamos ao grupo vocal que abrilhanta aqui este domingo: os Swingle Singers”. É um grupo formado na França ainda nos anos sessenta do século vinte e que, como perceberemos pelas idades dos cantores e cantoras, foi renovando a formação.
Como já disse, o autor teria adorado este vento de loucura que faz levantar e bater asas esta versão do seu “Voo”.
Bom domingo!
Flight of the bumblebee” – Swingle Singers
(Rimsky-Korsakov)



3 comentários:

Vasco Reis disse...

Parabens Samuel ainda bem que não é sectário em termos musicais.
Só abona a seu favor,um muito obrigado pela sua partilha.

Olinda disse...

Hilariante.Quase que se vë o bicharoco.

Anónimo disse...

Camarada, troque a pelo o que está escrito gastaria. E sim são espectaculares estes momentos musicais do trabalho do Korsakov.