domingo, 24 de fevereiro de 2013

Carminho e Chico Buarque – Lá fora, amor, uma rosa nasceu...


Quando pessoas "afastadas" por quarenta anos de idade, milhares de quilómetros e até “separados pela mesma língua”... como disse (com graça) alguém, a propósito de portugueses e brasileiros... pode não acontecer nada, pode acontecer o clássico conflito de gerações... ou coisas maravilhosas.
Uma dessas coisas maravilhosas aconteceu neste encontro de Carminho com Chico Buarque, à volta desta "Carolina" com que ele concorreu a um festival de música popular, em 1967... quando faltavam ainda quase vinte anos para a Carminho nascer.
Uma série infelizmente numerosa de casos de jovens cantores e cantoras que, numa primeira audição me fizeram ficar em estado de “uau!”, para pouco tempo depois se deslumbrarem com os elogios a esta ou aquela “habilidade” vocal, ou fórmula musical, passando a apostar tudo nessas “habilidades” e fórmulas, até ao enjoo, transformando o que tinha começado por ser uma legítima esperança, numa sequência de “números circenses” de gritaria e repetição de truques... faz-me sentir alguma ansiedade de cada vez que ouço uma novidade extraordinária.
Carminho é, até agora, uma dessas novidades extraordinárias! Espero que, com a inteligência que demonstra sempre que fala e o talento que lhe sobra, quando canta, não se deixe enredar em armadilhas musicais do tipo em que "embarcou" com o moçoilo espanhol delicodoçe de há uns tempos... e se concentre na sua arte verdadeiramente única.
Para fazer duetos, que sejam fantásticos! Como este.
Bom domingo!
“Carolina” – Carminho e Chico Buarque
(Chico Buarque de Holanda)



5 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Tão lindo!!!

Um beijo.

Vasco Reis disse...

Obrigado.

augusta disse...

Chico Buarque!...
Tantos anos depois, agora com a Carminho (ao que na altura li, ele até terá sido reticente, não sabia se a "sua Carolina" ainda seria assim tão bonita)...
E "Lá fora uma rosa nasceu..." Uma delícia!

Obrigada, Cantigueiro, por esta partilha musical!

Justine disse...

Fantástico, mesmo! Esperemos então que a menina não se "deslumbre"...

Olinda disse...

Lindo mesmo!O Xico ê o Xico que estamos habituados ,em todo o seu percurso musical,e nao sô.Carminho,canta muito bem o fado.Vamos ver...

Um abraco