domingo, 17 de fevereiro de 2013

Brasil pandeiro – Quando o bom é amigo do óptimo


“Chegou a hora dessa gente “bronzeada” mostrar seu valor...”
Começa assim a letra de um histórico samba composto ainda nos anos 40 por Assis Valente. É um verdadeiro hino ao povo brasileiro e à sua cultura, um samba irresistível e genial que, depois de um período de incompreensão inicial, resultado da falta de gosto (e cultura) da artista a quem se destinava, acabou por ser largamente reconhecido. Foi já interpretado por centenas de artistas e mantem-se em grande forma, podendo, a ver pela letra... continuar a ser cantado por toda a gente (com excepção do Arménio Carlos, evidentemente!).
Partilho-o convosco em dois diferente vídeos. O primeiro, com Ivete Sangalo e a grande sambista Beth Carvalho.
A Ivete Sangalo, trasbordando talento e fazendo tudo o que é possível para agradar a uma plateia que sabe ser composta por apreciadores da Beth, num espectáculo em que era convidada da histórica artista. A mostrar que, como já tenho dito, devia “visitar” a música de qualidade mais vezes... quanto mais não fosse, para descansar daquelas loucuras mais ou menos “aeróbicas” com que faz quase todo o dinheiro que (muito justamente!) ganha.
Já Beth Carvalho, não precisa de fazer rigorosamente nada... ou, pelo menos, dá a ideia de que não faz. Os sambas parecem todos ter nascido na sua garganta, por onde escorrem com doçura e com a misteriosa simplicidade das coisas naturais.
Visto este vídeo, fica a sensação de que mais nada se poderia fazer com este samba.
É aí que entra o segundo! Qual é forma inteligente de repetir uma coisa irrepetível, de “bater” uma versão imbatível? É esta! Criar um produto tão diferente, tão criativo, tão bem feito, tão respeitador da raiz e da cultura que lhe deu vida... que esse produto se transforma num renascimento, num abraço de ternura ao original.
Para conhecer toda a gente que faz este vídeo delicioso, basta estar com atenção até ao fim, quando passa uma ficha técnica com a identificação de todos... mas atenção à jovem cantora Luê. Ainda agora gravou o seu primeiro disco, mas desconfio que iremos continuar a ouvir falar dela.
Bom domingo!
“Brasil pandeiro” – Beth Carvalho e Ivete Sangalo
(Assis Valente)


“Brasil pandeiro” – Luigi Bertolli
(Assis Valente)



5 comentários:

Anónimo disse...


! :)) (para as "piquininas") :)) !

e chegou domingo! :)... e que domingo!! :))
Brilhante(s)!! :)

vovómaria

Manuel Norberto Baptista Forte disse...

O melho Domingo possivel.

Graciete Rietsch disse...

Gostei muito. A criatividade e o bom gosto não têm limites. Mas o que é bom é sempre bom.

Um beijo.

Retornado disse...

Aquele postal do velho preto baiano, em frente à igreja de São Francisco, é um quadro para ver inúmeras vezes.

«Saudades do império»

Como foi possível?

É perto do pelourinho.

Olinda disse...

Confesso o meu "preconceito" em relacao ,ä Ivete Sangalo,o que me impede de curtir a mûsica.Mas a interpretacao de todos os outros artistas,profissionais e populares,a escolha de imagens do Brasil profundo,o raper muito bem metido,tudo muito maravilhoso.

Um abraco